18 Março: Aniversário de Fonseca e Costa/Treinador com uma vida dedicada ao atletismo

0
299

António Carvalheiro Fonseca e Costa nasceu em 18 de Março de 1936, em Angola. Começou a praticar atletismo no Belenenses aos 19 anos. Destacou-se como treinador, tendo começado no Belenenses em 1964, onde ficaria até 1968. Esteve depois no Benfica e em 1976, foi para o FC Porto. Voltou ao Belenenses e ao Benfica e mais tarde, ao seu primeiro clube. A sua colaboração foi também solicitada por alguns técnicos de pequenos clubes da região de Lisboa que treinavam no Estádio Nacional, nomeadamente do Linda-a-Pastora e do 1º de Dezembro de Queijas.

Fonseca e Costa orientou vários dos melhores atletas nacionais que conquistaram medalhas em grandes competições mundiais. Entre eles, Carla Sacramento, Aurora Cunha, José Sena, Manuel Matias, Nédia Semedo, Luís Jesus, Álvaro Silva, José Sena, José Moreira, Mário Silva, Filipe Lombá.

Aurora Cunha chegou a referir-se ao seu treinador da seguinte forma: “Ainda por cima, tive oportunidade de conhecer o professor Fonseca e Costa, um grande senhor, que, tendo estado só quatro ou cinco anos no FC Porto, mudou tudo no meio-fundo e no fundo na zona Norte do país”.

Fonseca e Costa chegou a desempenhar funções no quadro federativo e foi um treinador que não guardou para si as suas opiniões sobre o estado do atletismo nacional e a forma como ele vem sendo gerido.

A Faculdade de Motricidade Humana comemorou os seus 75 anos homenageando na Parede da Fama, os antigos alunos da instituição que participaram em Jogos Olímpicos ou Paralímpicos e medalhados em Campeonatos da Europa ou do Mundo. Entre eles, esteve Fonseca e Costa.

PARABÉNS FONSECA E COSTA!

Deixar Resposta