Beber um copo de vinho tinto por dia faz bem ao coração?

0
242

Um copo de vinho tinto por dia pode ser um importante aliado na saúde cardiovascular, por ser rico em resveratrol, um polifenol, presente nas sementes e nas cascas das uvas pretas.

Diversos estudos sugerem que o resveratrol se relaciona com a diminuição do “mau” colesterol (LDL) e aumento do “bom” colesterol (HDL).

Pelo seu poder antioxidante, o resveratrol possui ainda a capacidade de evitar a oxidação do LDL na circulação sanguínea (a oxidação do colesterol LDL relaciona-se com a formação da placa de ateroma, que pode conduzir à obstrução dos vasos sanguíneos – aterosclerose).

Outros estudos sugerem ainda que este poderoso antioxidante ajuda a reduzir a pressão arterial e reduz a inflamação dos vasos sanguíneos.

Claro que os benefícios do vinho tinto serão visíveis num enquadramento de estilo de vida saudável, onde o exercício também tem o seu papel fundamental na melhoria dos parâmetros referidos anteriormente. Desta forma, o consumo moderado de vinho tinto, um copo por dia, está associado a uma redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Deixar Resposta