Ouro e bronze para Portugal no Europeu de Triatlo na Áustria

0
244

João Pereira e Vasco Vilaça com ouro e João Silva com bronze

O triatlo português esteve em grande destaque este fim de semana com a conquista de duas medalhas de ouro e uma de bronze no Campeonato da Europa de Triatlo disputado este fim de semana em Kitzbuhel, Áustria.

A comitiva portuguesa foi composta por 12 atletas que competiram nos escalões de Elite e Júnior.

Na prova de elite em masculinos, Portugal esteve representado por João Pereira, João Silva, Miguel Arraiolos e Pedro Gaspar.

Na natação, apenas João Pereira e João Silva conseguiram sair bem posicionados. No final do percurso de ciclismo, os dois atletas rapidamente se colocaram na frente da corrida e mantiveram-se no restrito grupo de atletas que seguia na frente dos 10 km de corrida. João Pereira esteve imperial ao vencer num disputado sprint com o francês Raphael Montoya. João Silva, esteve a alto nível ao conquistar a medalha de bronze, a escassos quatro segundos de Pereira.

Pedro Gaspar foi 40º enquanto Miguel Arraiolos abandonou durante o segmento de corrida.

Ouro para Vasco Vilaça no escalão Júnior

A outra medalha de ouro foi conquistada por Vasco Vilaça no escalão Júnior. Portugal esteve representado nesta prova com cinco atletas. Vasco Vilaça foi o primeiro português à saída da água e, desde os momentos iniciais da prova, disputou as principais posições de destaque. Tiago Fonseca, Duarte Brás e Ricardo Batista terminaram o segmento inicial em posições que lhes permitiram vir a integrar o grupo da frente da prova.

No final dos 20 km de ciclismo, os quatro triatletas nacionais mantinham-se em posição de disputar os lugares cimeiros da competição e iniciaram o percurso de corrida, tendo Vasco Vilaça confirmado o favoritismo que lhe era atribuído, ao vencer ao sprint o espanhol Javier Perez e o húngaro Csongor Lehmann.

Nos outros portugueses, Tiago Fonseca foi 14º, Duarte Brás foi 19º e Ricardo Batista, 24º. Tiago Pinto acabou em 39º lugar.

Desistência de Vanessa Fernandes

As senhoras competiram no primeiro dia de provas. Na prova de elite, Vanessa Fernandes saiu da água já com algum atraso e acabou por desistir pouco antes do início do segmento da corrida.

Jessica Learmonth foi a grande vencedora da competição com a sua compatriota, Sophie Coldwell, a ser segunda e a italiana Alice Betto, terceira.

Na prova do escalão Júnior, competiram Gabriela Ribeiro e Mariana Vargem. Gabriela chegou em 15º lugar e Mariana foi 41ª.

A vitória sorriu à britânica Kate Waugh que cortou a meta com uma vantagem de apenas três segundos em relação à belga Sif Madsen, segunda classificada. A francesa Jessica Fullagar, fechou o pódio feminino.

No dia de hoje, domingo 18 de Junho, a estafeta mista júnior entrou em competição. Infelizmente, devido um acidente durante o percurso de ciclismo de uma das portuguesas, a equipa foi forçada a abandonar a competição.

 

 

Deixar Resposta