27 Dezembro: Aniversário de Bernardo Manuel/Uma carreira recheada de títulos como atleta e treinador

0
1397

Bernardo Manuel nasceu em 27 de Dezembro de 1954, em Angola. O Sporting Clube de Luanda  foi o seu primeiro clube, sendo então treinado pelo atleta olímpico Pedro de Almeida, ao mesmo tempo que jogava futebol no Sporting de Maianga.

Em 1973, veio a Lisboa participar nos Campeonatos Nacionais de Atletismo, tendo então aceitado o convite para ficar no Sporting CP. Iniciou-se nos 800 e 1.500 metros, tendo sido recordista angolano destas distâncias e ainda nos 10.000 m.

Fez parte da equipa do Sporting que esteve presente na 1ª edição da Taça dos Campeões Europeus de Atletismo, disputada em 1975, em Liège. Integrou depois outras equipas do Sporting que participaram nessa competição.

Ajudou o Sporting a ganhar vários títulos regionais e nacionais de Corta Mato, e em 1981, fez parte da equipa que em Varese, na Itália, conquistou para o Sporting  a 3ª Taça dos Campeões Europeus de Crosse. Na época seguinte, voltou a integrar a equipa do Sporting que renovou o título de Campeão Europeu de Corta Mato.

Em 1980, esteve presente nos Jogos Olímpicos de Moscovo, tendo participado nos 5.000 metros.

Abandonou a competição em 1984 quando concluiu o seu curso de Educação Física no ISEF. Foi treinador do Belenenses durante dois anos e regressou depois ao Sporting para desempenhar as funções de adjunto de Moniz Pereira, na secção do fundo e meio-fundo.

A partir de 1993, passou a ser o treinador principal do Sporting no fundo, meio-fundo e crosse, e nessa condição ganhou duas Taças dos Campeões Europeus de Corta Mato (1993 e 1994).

Foi o responsável pela orientação técnica de vários atletas de alta competição e olímpicos, como Domingos Castro, Dionísio Castro, João Junqueira, Luís feiteira e Rui Silva.

Em 1995, foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria Técnico. Foi também um dos treinadores responsáveis pela equipa do Sporting que em 2000, conseguiu o feito de ganhar a Taça dos Campeões Europeus de Atletismo.

Entre 1994 e 2004, foi coordenador e selecionador nacional de meio fundo e fundo. No final do ano de 2013, assumiu o cargo de Diretor Técnico do atletismo leonino. Nesse ano, foi um dos distinguidos pelo prémio internacional Coaching Awards. Este prémio é atribuído anualmente a treinadores de campeões da Europa, ou a treinadores que através do seu trabalho tenham contribuído para o desenvolvimento do Atletismo nos seus países.

Fez o Mestrado em Ciências do Desporto – Área de especialização em treino de Alto Rendimento Desportivo, pela Universidade do Porto e o Doutoramento em Ciências do Desporto pela FMH – Lisboa. Em Setembro de 2014, regressou a Angola para desempenhar as funções de Professor Universitário.

PARABÉNS BERNARDO MANUEL!

Deixar Resposta