Isinbayeva desiste da candidatura à Federação Russa de Atletismo

0
1424

Yelena Isinbayeva desistiu da candidatura a Presidente da Federação de Atletismo Russa. A atleta ainda detentora do recorde mundial e olímpico do salto com vara retirou-se da corrida após ter sido nomeada para a comissão de atletas do Comité Olímpico Internacional e para presidente do conselho de supervisão da Agência Antidopagem da Rússia, como noticiamos ontem.

A Agência Mundial Antidopagem já tinha criticado as autoridades russas, por não ter existido qualquer consulta antes da tomada de decisão para esta nomeação.

“A AMA esperava ser consultada (…) sobre a formação do conselho de administração e da estrutura da agência [RUSADA] antes da nomeação pública de pessoas para esses cargos, como ficou determinado nos requisitos enviados em novembro à agência”, referiu o organismo em comunicado.

A atleta estava a candidatar-se a Presidente da Federação, após ter sido impedida de participar nos Jogos Olímpicos este ano. Esta proibição por parte da IAFF, impediu todo o comité russo de estar presente na competição por suspeitas de esquemas de doping que envolviam o Estado do país.

Já nessa altura, Yelena que nunca foi confrontada com análises de ‘doping’ positivo liderou um movimento de atletas que criticavam a AMA e a posição tomada contra os atletas russos, após as acusações feitas por Yulia Stepanova nunca terem sido provadas.

Apesar da desistência de Yelena Isinbayeva, são três os candidatos que continuam na luta pela Presidência da Federação Russa; o atual presidente Dmitri Shliajtin, o campeão olímpico do salto em altura em Pequim2008, Andrei Silnov, e o secretário-geral da FRA, Mikhail Butov.

Deixar Resposta