São 126 (67 masculinas e 59 femininas) as equipas inscritas no Nacional de Clubes, cuja fase de apuramento se realizará no final de maio (dias 28 e 29) em seis diferentes pistas: Guimarães (20+18 equipas), Leiria (20+20), pista 2 do Est. Universitário de Lisboa (13+9), Faro (9+7), Ribeira Brava (3+3) e Ponta Delgada (1+1), neste caso com apenas a equipa da Juv. Ilha Verde e uma semana antes. A outra equipa açoriana inscrita (Ilha Azul) competirá em Lisboa. Solução estranha a da Madeira: em Ribeira Brava, competirão Água de Pena, Marítimo e Estreito, enquanto o Jardim da Serra o fará em Guimarães… se calhar por boa parte dos seus atletas serem do Continente…
As 126 equipas inscritas (curiosamente tantas quantas em 2021) fazem prever a queda do recorde de equipas classificadas: 79 em 2021 (44 masculinas e 35 femininas).
O Porto volta a ser a associação distrital mais representada: 8 equipas masculinas e 9 femininas. Mas a surpresa vem do Algarve, com 8 equipas masculinas e 7 femininas. Boa presença de Setúbal, com 6+4 equipas. Ao invés, Lisboa fica-se pelas 4 equipas masculinas e 3 femininas, já incluindo Benfica (masculinos) e Sporting (femininos), automaticamente apurados para a I Divisão na sua qualidade de campeões em 2021. O Benfica volta a estar ausente no setor feminino e esta é uma das notas de relevo (neste caso negativo) desta fase.
Há três associações do Continente sem qualquer equipa inscrita: Bragança, Vila Real e Portalegre.
As fases finais das I, II e III Divisões terão lugar a 30 e 31 de julho.
impressionante, diria pela negativa, a separação temporal – 9 semanas – entre o apuramento e a fase final, quando muitos atletas já estarão em férias!