Disputou-se ontem, nos terrenos envolventes do antigo campo de futebol da Serradinha, em Pero Neto, nos arredores da Marinha Grande, o 2º Corta-Mato Pero Neto/Mónica Rosa. José Barradas, um dos responsáveis da Organização, enviou-nos um pequeno resumo das várias provas.
A prova teve a participação de mais de duzentos corredores e a organização esteve a cargo do Clube de Atletismo Mónica Rosa e da Sociedade Instrutiva e Recreativa 1º de Dezembro de Pero Neto. Nesta mesma competição, a Associação Distrital de Atletismo de Leiria (ADAL) fazia disputar o seu Campeonato Distrital de Corta-Mato Longo, dos escalões de Juvenis até aos Veteranos.
Num percurso algo seletivo, na sua maioria por caminhos da mata, com algum sobe e desce, um piso que intercalava zonas de caruma dos pinheiros, com musgo ou alguma areia. A zona de partidas e chegadas estava instalada no antigo campo de futebol.
Aurora Cunha foi a figura convidada para apadrinhar a prova e, como é típico deste grande nome do nosso Atletismo, foi incansável no incentivo aos participantes e na distribuição de simpatia e sorrisos a todos os participantes. Estiveram ainda presentes, a Senhora Vereadora do Desporto da Câmara Municipal da Marinha Grande, em representação daquela entidade e a Senhora Presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande.
Com todas as partidas a serem dadas exatamente à hora prevista no programa-horário, os diversos escalões foram agrupados da seguinte forma: às 09H30 partiram os Benjamins B e os Infantis de ambos os sexos, percorrendo uma distância de 1150 m tendo, nos Benjamins B, Rita Pereira do Núcleo do Desporto Amador de Pombal (NDAP) sido a vencedora, Jéssica Pereira do Grupo Alegre e Unido da Bajouca (GAUB) a 2ª classificada e Íris Silva do (NDAP) a 3ª; já no setor Masculino, Nedilson Semedo do Atlético Clube da Batalha (ACB) foi o 1º classificado, Amadeu Gonçalves do Clube Desportivo do Bombarral (CDBBR) o 2º e Rafael Manuel, também do (CDBBR) foi o 3º;
Nos Infantis Femininos, venceu Inês Marques do Grupo Desportivo das Pedreiras (GDP-L). A 2ª foi Íris Ferreira Conde do Núcleo Desportivo de Ansião (NDA) e a 3ª foi Matilde Silva do Juventude Vidigalense (JV); no setor Masculino venceu Axel Santos do (NDA), seguido de Mateus Vinagre do Clube de Atletismo da Marinha Grande (CAMG) e de Lourenço Nunes do (CDBBR).
Às 09H45, partiram os Iniciados de ambos os sexos, cobrindo a distância de 2300 m. Na competição feminina, venceu Maria Jesus do (ACB), a 2ª foi Lara Pereira do Grupo de Atletismo da Caranguejeira (GAC-L) e a 3ª, Miriam Machado do (JV); no setor Masculino, foi vencedor Cristóvão Monteiro do Grupo Desportivo das Pedreiras (GDP-L), o 2º foi Rafael Morgado do (JV) e o 3º, Leonardo Mendes do (ACB).
Pelas 10H00, foi dada a partida aos Juvenis de ambos os sexos. Em femininos, venceu Carlota Ferreira do (JV), seguida de Isa Ferreira do (GDP-L) e de Sara Lopes do (JV); nos rapazes, saiu vencedor Tiago Jorge do (JV), o 2º foi Pedro Rodrigues do Núcleo de Desporto Amador de Pombal (NDAP) e o 3º, Leonardo Jacinto do (JV).
Às 10H30, partiram os Juniores e todos os escalões de Veteranos do setor Masculino. No escalão Júnior, venceu Tiago Silva do (GAC-L), seguido de Duarte Gomes do (CAMG) e de João Pedrosa do (GAUB); nos M35, saiu vencedor Bruno Gaspar do Atlético Clube de Vermoil (ACV), o 2º foi Ricardo Carreira do Arrábida Trail Team (OCS-ATT) e o 3º, César Isidro do Clube de Atletismo de Óbidos (CAOB); nos M40, venceu Virgílio Bastos do (CAMG), seguido de Nuno Serrada do (ACB) e de Miguel Gonçalves (ACV); nos M45, venceu Vitor Dinis do (GAC-L), seguido de Jorge Marcelino do (IDV) e de Pedro Ferreira do (ACV); nos M50, venceu António Ferreira do (IDV), o 2º foi José Gonçalves do (GAUB) e o 3º, foi Pedro Rodrigues do Centro Popular Recreativo A-DO-BARBAS (CPRAB); nos M55, venceu José Raimundo do (CAMG), seguido de Martinho Pedrosa do (GAUB) e de Carlos Simões do (IDV); nos M60, venceu José Henriques do (IDV), o 2º foi Aquilino Ferreira (ACV) e o 3º, Eugénio Mendes do (ACV); nos M65, o 1º classificado foi Evangelino Cardeira do (ACB) e o 2º, António Miranda do (CAOB).
Pelas 11H15 partiram as Juniores, Sub-23, Seniores e Veteranas, para uma distância de 6000 m. Venceu nas Juniores, Joana Duarte do Associação Desportiva Cultural Recreativa Bairro dos Anjos (BA), a 2ª foi Catarina Ferreira do (CAMG) e a 3ª, Maria Cabecinhas do (GAUB); nas Sub-23, venceu Joana Bagagem do (ACB) e a 2ª foi Soraia Cardeira do (CPRAB); nas Seniores, a vitória foi conquistada por Daniela Cordeiro (GAUB), seguida de Patrícia Carreira do (GAUB) e de Adriana Coelho do (IDV); nas F35, conquistou a 1ª posição, Rita Gabriel do (CAOB); nas F40, a vencedora foi Carla Leitão do Clube de Atletismo Mónica Rosa (CAMR); nas F45, o 1º lugar pertenceu a Sandra Simões do (IDV), o 2º a Sónia Farto do (IDV) e o 3º a Susana Pereira do (CPRAB); nas F50, venceu Carmen Silva do Clube de Atletismo da Barreira (CAB-L), a 2ª Helena Henriques do (IDV) e a 3ª Anabela Fernandes do (GAUB);
E às 12H00, partiram, para a última prova, os Sub-23 e os Seniores Masculinos, para percorrerem 10000 m. Venceu, nos Sub-23 e a prova, Nuno Ferreira do (GAC), foi 2º, ainda nos Sub-23, Daniel Cabecinhas do (GAUB) e o 3º foi Marco Gameiro do (JV); nos Seniores, o vencedor foi Licínio Silva do (GAUB), o 2º Valter Costa do (GAC) e o 3º, Fábio Durão do (GAC).
A organização funcionou na perfeição, com todas as partidas a serem dadas à hora prevista e as medalhas e os troféus eram lindíssimos todos em vidro, como seria de esperar na capital do vidro.