Realizada habitualmente no Dia dos Patriotas (feriado oficial do estado de Massachusetts), a terceira segunda-feira de Abril, a Maratona de Boston é a mais antiga maratona anual desde a sua primeira edição em 1897. É uma das seis Maratonas Majors Mundiais.
Mas devido à pandemia, a 123ª edição foi adiada para o próximo dia 11, tendo nove ex-vencedores. Entre eles, os quatro vencedores de 2018 – o japonês Yuki Kawauchi , a norte-americana Des Linden e os vencedores em cadeiras de rodas, o suíço Marcel Hug e a norte-americana Tatyana McFadden.
Mínimos de qualificação para a Maratona de Boston
Boston é uma das poucas maratonas que exige aos corredores mínimos de qualificação para poderem participar.
Desde 2015, A Organização da prova limitou o número de participantes a 30 mil, qualificados através de tempos mínimos e corredores de caridade.
Cerca de 24.000 corredores são aceites em cada ano com base nos tempos de qualificação, com os outros 6.000 reservados para aqueles que concorrem para instituições de caridade. Para a edição deste ano, os candidatos do sexo masculino no escalão etário dos 18 aos 34 anos tiveram que correr um tempo inferior a 3h05m (masculinos) e 3h35m (femininos). O mínimo de qualificação é ajustado para cima à medida que aumenta a idade.
Este ano, devido ao número excessivo de candidatos a cumprirem os mínimos de qualificação, foram rejeitados 7.384 corredores com os mínimos de qualificação iniciais.
A edição deste ano vai ter 82 atletas de elite, incluindo atletas olímpicos, paraolímpicos, campeões mundiais e vencedores de grandes maratonas de 15 países.
De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia de Boston, há 90 por cento de hipóteses de chuva intensa com possibilidade de trovoada. As temperaturas também serão relativamente frias. Na última edição, mais de 2.500 participantes receberam apoio médico com hipotermia e outras condições relacionadas com o muito frio.