A Meia Maratona de Frankfurt vai realizar-se no próximo domingo apenas com atletas de elite. Apenas foram convidados os melhores corredores que vivem na Alemanha. O detentor do recorde da maratona da Alemanha, Arne Gabius, bem como Melat Kejeta e Katharina Steinruck, que alcançaram os tempos de qualificação para a maratona olímpica no Japão no próximo ano, estarão entre os competidores. A prova servirá também de qualificação alemã para o Campeonato Mundial da Meia Maratona, que está agendado para 17 de Outubro em Gdynia, na Polónia.
A Frankfurt Half Marathon Invitational será disputada num circuito de 3 km no recinto de feiras de Frankfurt, que é fechado ao público. “É o local ideal para garantirmos um ambiente seguro e atendermos todos os requisitos atuais em relação à situação da Covid. Infelizmente não podemos ter espectadores”, disse Jo Schindler, da Organização da prova, que recebeu apoio da cidade e do município para a realização desta meia maratona.
No mês passado, a Maratona de Frankfurt Mainova, prova integrada no Gold Label Road, teve de ser cancelada devido à pandemia do coronavírus. “Agora, estamos muito felizes por podermos organizar uma corrida neste ano difícil. Isso é muito motivador”, disse Jo Schindler.
“É ótimo que esta prova possa ir em frente e estou ansioso para voltar a Frankfurt. Tenho, é claro, excelentes memórias da Maratona de Frankfurt Mainova “, disse Arne Gabius, que bateu o recorde nacional alemão da maratona em 2015 com 2h08m33s. O seu recorde pessoal na meia maratona é de 62m09s. Como Arne Gabius vai aproveitar a corrida de domingo como teste para a Maratona de Londres em 4 de Outubro, onde pretende superar o tempo de qualificação olímpica de 2h11m30s, ele não é o favorito para domingo.
Amanal Petros detém atualmente a liderança nacional na meia maratona com o tempo de 62m18s. Se ele mostrar um desempenho sólido no domingo, será certamente selecionado para o Campeonato Mundial. O campeão nacional da maratona da Alemanha em 2019 foi Tom Gröschel. Ele correu uma meia maratona no inverno em 64m09s e precisa de melhorar pelo menos nove segundos em Frankfurt para obter o tempo de qualificação nacional para Gdynia.
Em femininos, os mínimos de qualificação estão fixados em 1h14m. Tempo já superado por Melat Kejeta, quando fez 1h08m55s em Ras Al Khaimah (Emirados Árabes Unidos) em Fevereiro. Em condições normais, ela seria a grande favorita para domingo mas resta saber em que forma ela se apresentará em Frankfurt.
Katharina Steinruck ainda não conseguiu correr este ano uma meia maratona. No entanto, ela mostrou estar em boa forma, apesar das restrições, ao marcar 32m41s na prova de 10 km em Berlim, em Junho. “Estou feliz por poder correr agora uma meia maratona. E melhor ainda, ela vai ser na minha cidade natal. Tenho que agradecer aos organizadores por tornar isso possível ”, disse Katharina Steinruck, que tem um recorde pessoal de 1h12m23s à meia maratona.