A Organização dos JO de Paris anunciou que 35 mil corredores entre 400 mil candidatos, já tinham um dorsal para a maratona popular e para a prova de 10 km organizada no sábado, 10 de agosto, à noite.
O Comité organizador apresentou os preparativos finais da maratona popular, organizada no mesmo percurso da maratona olímpica. Tony Estanguet, presidente do Comité dos JO de Paris, explicou que este evento foi a “melhor expressão desta promessa de ampla abertura dos Jogos”, lembrando que será a primeira vez na história dos Jogos Olímpicos.
A maratona popular “começou em 23 de junho de 2019, durante o dia olímpico organizado na Place de la Concorde com a atribuição dos primeiros dorsais”, continuou Tony Estanguet.
No total, serão distribuídos 40.048 dorsais, metade distribuídos na distância principal de 42,195 km e a outra metade na prova de 10 km.
Até o momento, a idade média dos maratonistas inscritos é de 41 anos, variando entre os 20 e 85 anos. Para a prova de 10 km, a média é de 39 anos, com um mínimo de 16 anos e um máximo de 91 anos. Os populares estão divididos em percentagens semelhantes de mulheres e homens, de 110 países, principalmente franceses (82%) seguidos de norte-americanos e belgas.