Os 50 corredores que participaram domingo na Maratona Pole of Cold–Oymyakon na Sibéria, uma das corridas mais frias do mundo, cruzaram a linha de meta cheios de neve e gelo. O evento teve vária distâncias, dos 5 aos 50 quilómetros.
A distância da maratona teve como vencedor, o russo Leonid Zykov, de 34 anos. Nos 50 km, venceu outro russo, Aleksandr Moedo, de 42 anos.
Nesta época do ano, as temperaturas gélidas de -50 C são muito habituais. A temperatura mais baixa registada na área é de -67,7 C (desde 1933). A capital regional de Yakutia, Yakutsk, é também a cidade mais fria do mundo.
Ainda assim, as condições deste ano não foram as mais frias da história da prova. Em 2022, os corredores encontraram temperaturas de -53 C.
Os participantes na maratona, com idades entre 18 e 70 anos, correram em homenagem aos seus familiares que lutaram na Grande Guerra Patriótica; este ano marca o 80º aniversário do fim da guerra. Os dorsais com os números dos corredores continham fotografias e breves informações sobre os veteranos.