Hélio Gomes está suspenso desde o verão do ano passado mas ainda não se conhece o período de castigo pelo alegado controlo antidoping positivo. Marcos Chuva, Vera Barbosa e Ricardo Jaquité ainda não competiram esta época e nunca foram desmentidas notícias publicadas em dezembro passado de que estariam suspensos, nos dois primeiros casos por falha na indicação de paradeiro para efeitos de controlo surpresa, no terceiro, ao que parece, por controlo positivo.
Muito se tem falado nestes casos, mas os esclarecimentos oficiais tardam e começa a fazer sentido a ideia de que terá havido casos anteriores que nunca vieram a público e que foram (com a conivência das entidades oficiais) “mascarados” de lesões dos atletas em causa. Casos ligados ao doping, ou efetivos (mais graves) ou ligados a simples incúria administrativa dos atletas, têm de ser claros e públicos, até para que sirvam de exemplo a outros. E os longos meses de diz-que-disse, sem qualquer esclarecimento oficial, nada ajudam… Até quando?
Muito bem dito. Que vergonha uma federação a esconder a realidade. Se a FPA dispõe deste link http://www.fpatletismo.pt/fpa/decisões-disciplinares , porque razão não coloca aqui as decisões disciplinares que faltam?