Para conseguir tirar o máximo proveito da alimentação, nada melhor do que escolher os alimentos mais nutritivos
Ao seguir uma alimentação saudável e equilibrada, não vale a pena correr atrás dos alimentos que se rotulam como magros, light, sem açúcar ou isentos de matéria gorda. Se o objetivo é comer bem e ter mais saúde e energia, então o melhor é mesmo procurar aquilo que de melhor a natureza nos oferece.
A ingestão de carne, peixe e alimentos de origem vegetal no seu estado mais natural – isto é, sem alvo de qualquer tipo de processamento além do necessário, como acontece, por exemplo, com os frutos secos – é o caminho a seguir. Porém, há que prestar atenção a três nutrientes específicos, nutrientes esses que fornecem ao organismo a vitalidade que necessita para nos manter saudáveis.
As vitaminas do complexo B são um dos nutrientes ‘obrigatórios’, não só para o cérebro, como também para o bom funcionamento do coração. A vitamina B12, por exemplo, ajuda o organismo a converter a comida em energia e além disso, é das vitaminas que mais luta contra a perda de memória, confusão mental e depressão. Já a vitamina B9 (ácido fólico) é das mais cruciais para a gravidez, atuando muitas vezes lado a lado com o folato (que se encontra nos espinafres, espargos e couve-de-bruxelas, por exemplo).
A carne, o peixe, os ovos, o queijo, o leite e o iogurte, são dos alimentos que mais fornecem vitamina B12, um nutriente que pode ainda ser obtido através de suplementação, tal como muitos vegetarianos fazem.
Importante para os ossos e para o sistema imunitário, também a Vitamina D é um dos nutrientes que não pode falar na alimentação, estando os ovos, o óleo de peixe, as sardinhas, os leites fortificados e os cereais fortificados entre as melhores fontes desta vitamina do sol.