O Comité Olímpico Internacional e a organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio propuseram adiantar a hora do início das provas da maratona para as 5.30 ou 6 horas da manhã para evitar o muito calor que se prevê ir fazer, na ordem dos 39 a 41ºC.
Esta medida foi proposta por um Comité designado pelo COI e discutida entre ambas as partes nos últimos dias na capital nipónica.
O Comité foi formado por especialistas em medicina desportiva e meteorológica e do Governo Metropolitano de Tóquio. O COI e a organização dos Jogos Olímpicos encontram-se atualmente em conversações com a IAAF para aprovar a mudança da hora inicialmente prevista – 7 horas, prevendo-se que ela seja aprovada até ao final do ano. Também os 50 km Marcha deverão ter a hora de partida adiantada.
No passado verão, registou-se uma onda de calor no Japão com temperaturas recordes, o que aumentou a preocupação sobre as condições climatéricas durante os Jogos Olímpicos. Tal levou o COI e a organização a designar as temperaturas extremas como “um dos principais desafios” das próximas olimpíadas.