Detentora do recorde do mundo da maratona, a queniana Brigid Kosgei anunciou que se vai preparar para estar presente nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
O anúncio foi feito numa conferência de imprensa organizada pela Federação Queniana de Atletismo realizada ontem em Eldoret.
Brigid Kosgei bateu o recorde mundial da distância em 13 de Outubro com 2h14m04s. A atleta de 25 anos figurará assim na lista das principais candidatas à medalha de ouro em Tóquio. “Será a minha primeira participação nos Jogos Olímpicos se for selecionada”, disse Kosgei. “Eu espero o meu melhor em Tóquio e trazer o ouro para o Quénia”.
A queniana analisou ainda a sua grande progressão na maratona: “ganhar fez-me compreender que eu posso correr maratonas. Antes, sentia-me às vezes desencorajada pelo facto de as maratonas serem verdadeiramente difíceis. Mas dei-me conta de que não é difícil. É o resultado da disciplina, do trabalho e da paciência”.
Já acerca do problema do doping no seu país, Brigid disse: Eles disseram-me que me testaram várias vezes e que me apanhavam se eu tomasse droga. Se alguém utiliza alguma coisa, é problema seu”.