É cada vez maior o número de mulheres a praticar desporto, muitas delas no atletismo. Mas há que ter sempre os devidos cuidados, não se pode exagerar nem alcançar os seus objetivos numa só vez. Abaixo, estão as seis lesões mais comuns das mulheres atletas:
1 – Lesão do ligamento cruzado do joelho
É um dos quatro ligamentos que deixam o seu joelho estável. E as mulheres são oito vezes mais propensas que os homens a rompê-lo. Qualquer atividade que exige movimento brusco lado-a-lado, como jogar ténis ou dança, pode levar a uma rutura. Diminuir o risco através do reforço da musculatura dos isquiotibiais (lateral da coxa), alongamentos e fazendo exercícios de agilidade e mudança de direção, ajudam a melhorar o reflexo, além da força e equilíbrio no joelho.
2 – Concussão cerebral
As mulheres têm estaticamente mais traumas cranianos e dores de cabeça em desportos de contato, devido aos seus pescoços menores e músculos mais fracos dessa região. Além disso, o risco da gravidade da concussão pode aumentar com a idade. A mulher também demora mais tempo para a recuperar após o impacto. Se sentir dor de cabeça, tontura ou náusea depois de batida ou queda, procure um médico de medicina desportiva e proteja-se com um capacete em modalidades que o recomendam, como o ciclismo.
3 – Condropatia
Adoramos correr para ficar em forma, mas o excesso de impacto pode desgastar a cartilagem dos joelhos e tornozelos, resultando na dor latejante do joelho do corredor, além dos estalos. Quando as mulheres correm, os seus quadris tendem a voltar-se para dentro e os músculos das coxas transformarem num ângulo mas aberto. Acabam colocando mais pressão sobre os joelhos diferentemente dos homens, que têm quadris menos largos. A recomendação é usar sapatos de ténis com um bom apoio e fortalecer as coxas e pernas com exercícios para estabilizar e melhorar a força muscular das articulações.
4 – As fraturas por stresse
Saltar, dançar, andar ou correr, são programas que as mulheres amam. Mas também muito rapidamente, podem levar a uma fratura por stresse devido ao excesso de impacto. Estas pequenas fissuras no osso ocorrem normalmente na canela e nos pés. Resultam em dor e alteração de sensibilidade. As mulheres podem ser mais vulneráveis devido à sua menor densidade de massa muscular e óssea, que diminuem com a idade. Evite esta lesão, não fazendo mais do que seu o corpo suporta no exercício e parando quando sentir dor. Sapatos adequados e uma dieta rica em cálcio e vitamina D são fundamentais.
5 – Entorse de tornozelo
As mulheres são duas vezes mais, propensas a entorses do tornozelo do que os homens. São lesões que ocorrem quando se danifica um ligamento no tornozelo numa torção, causando inchaço e dor local. A boa notícia é que exercícios de equilíbrio simples podem ajudar a proteger os seus tornozelos. Existem rotinas de exercícios de propriocepção que melhoram a estabilidade do tornozelo em apenas um mês.
6 – Lesões dos meniscos dos joelhos
As mulheres sofrem dos joelhos e tornozelos. Desta vez, o menisco ou a cartilagem que funcionam como amortecimento entre o fémur e a tíbia, são estatisticamente mais propensos em degenerar mais cedo nas mulheres. Modalidades de contato são geralmente responsáveis por um menisco lesionado, mas qualquer torção do joelho, mesmo a partir de apenas sair de uma cadeira, pode acontecer. Além disso, à medida que envelhecemos, perdemos fluido lubrificante no joelho, aumentando o risco para esta lesão. Aqui, a sugestão é usar a sua musculatura para proteger do impacto, fortalecendo-a e dando suporte aos seus treinos.