A Unidade de Integridade de Atletismo (AIU) vai começar no Quénia a fazer testes de grupo para corredores de estrada a partir deste mês.
Num comunicado do Athletics Kenya (AK) emitido no passado sábado, pode ler-se que a AIU realizará as sessões em vários locais do país, num processo que faz parte do Programa de Integridade de Corrida Rodoviária da Unidade.
O programa que envolve os melhores corredores de estrada na maratona e meia maratona, entre outras provas de longa distância, terá sessões de teste em grupo que incluirão testes com aviso prévio.
“O foco principal será construir os perfis dos atletas para o programa Passaporte Biológico do Atleta (ABP), que é fundamental para o Programa de Integridade da Corrida de Estrada”, disse o comunicado.
Pool de teste registado
No mesmo comunicado, pode ler-se que para além dos 40 melhores corredores de estrada, a maioria dos corredores nunca fez parte do Grupo de Testes Registados e, portanto, raramente estão sujeitos a qualquer teste, incluindo o programa ABP.
“Este grupo de atletas é principalmente novo no pool de testes registado. Eles foram convidados a comparecer para testes especificamente para os fins do ABP ”, disse o comunicado.
“Os atletas receberam um horário e local específicos para se apresentarem para os testes, aos quais eles devem cumprir sem falhar”, disse a AK.