Para quem treina em ginásios, em grupo ou na rua, o momento é encarado também como uma hora para socializar, por isso muitas mulheres capricham na roupa, no penteado e optam por correr maquilhadas. Mas será que o hábito de não deixar a make de lado nem na hora de correr pode fazer mal à sua pele?
Durante a atividade física, eliminamos o suor através de diversas partes do corpo, incluindo o rosto. É aí que a maquilhagem pode tornar-se uma vilã e virar um obstáculo para a transpiração natural dos poros. Em alguns casos, juntando com a oleosidade do dia a dia da pele, os cosméticos e o suor podem até ocasionar no aparecimento de cravos e espinhas. Outro problema em usar maquilhagem, principalmente para quem treina ao ar livre, é quando o produto derrete no calor e acaba facilitando o acúmulo de sujidade, podendo causar alergias e irritação.
Mas se ainda assim, não consegue abrir mão de correr maquilhada de forma alguma, precisa de escolher os “produtos certos”, como por exemplo, preferir os “oil free”, que permitem que a pele respire e que evitam o acúmulo de oleosidade e suor.
Antes da maquilhagem, a dica é borrifar água termal no rosto, que contém poderosos antioxidantes e ativos como ferro, o zinco, o silício e o selénio. Além de ajudar a refrescar, a água termal também inibe a ação dos radicais livres, que causam o envelhecimento da pele.
Outra escolha importante é quanto à base, de acordo com dermatologista Tatiana di Perrelli, os cosméticos precisam de ser fotoprotetores, ou seja, além do quesito beleza, devem ser úteis para proteger do sol e das luzes. Caso o produto não tenha essa proteção na sua fórmula, é necessário aplicar o filtro solar antes das atividades ao ar livre, e que sejam de preferência resistentes ao suor e a água.
Também é importante limpar sempre o rosto com produtos específicos para o seu tipo de pele e indicado pelo seu dermatologista.
Quanto aos lábios, o uso do batom é livre, mas se for possível, opte por aqueles que oferecem proteção contra os raios ultravioletas e os efeitos do ar condicionado do ginásio. Se o batom ainda tiver compostos hidratantes, melhor ainda.
Se não vive sem a máscara de cílios, escolha as que são à prova de água para não escorrerem durantes as atividades intensas e não ficar com a pele toda borrada durante o treino.
Agora se procura cosméticos especializados para atletas, há algumas opções no mercado como a marca Pink Cheeks, que possui uma linha de maquilhagem voltada para as corredoras, com produtos que duram mais tempo sob a pele, possuem proteção solar e estão preparados para o suor dos treinos.
Ainda com todas essas opções, a dermatologista faz um alerta para quem não abre mão da maquilhagem. “É importante dar sempre um descanso para a pele respirar e usar os produtos específicos para tratamento, já que usar maquilhagem o tempo todo, pode causar danos como o envelhecimento precoce”, afirma Tatiana.
Também é fundamental lembrar que a maquilhagem é apenas um acessório e que a beleza está em você, algumas mulheres ficam tão preocupadas com a aparência a ponto de prejudicar o seu desempenho no treino. Então desencana e curta a sua corrida!
Artigo publicado por Carolina Abrantes na Revista Webrun