Atletas portugueses participam no grande evento mundial que se disputa nas Ilha do Faial e do Pico
Os Açores são por estes dias a capital mundial do trail, num ano marcado pala pandemia do coronavírus que obrigou ao cancelamento das principais provas do calendário do Golden Trail Championship.
Foi assim, decidido um novo formato final das Golden Trail Series organizada anualmente pela Salomon que contemplou os Açores.
Vão competir no arquipélago alguns dos melhores corredores de trail do mundo, em quatro etapas com diferentes distâncias e em diferentes terrenos. Desde os 26 até aos 36 km, com um total de 6.200 metros acumulados positivos. Kilian Jornet, anterior campeão mundial e agora mais virado para as provas de estrada, e Davide Magnini, com uma inflamação num tendão, serão as principais baixas a registar.
Mas outros grandes atletas estarão presentes, comoos portugueses Romeu Gouveia e André Rodrigues, Stian Angermund (vencedor das Golden Trail World Series em 2018 e terceiro da geral em 2019), Francesco Puppi, Jan Margarit, Oriol Cardona, Bartłomiej Przedwojewski, (finalista entre los cinco primeiros nas corridas GTWS), Rémi Bonnet, Jim Walmsley, Max King, Nicolas Martin, Ludovic Pommeret.
Em femininos, as maiores protagonistas serão a portuguesa Inês Marques, Maude Mathys (recordista da Pikes Peak em 2019 e vencedora da Sierre Zinal 2020), Ruth Croft (primeira na Maratona de Mont Blanc em 2019 e vencedora das Golden Trail World Series 2018), Elisa Desco (segunda em Zegama 2019), Holly Page (segunda em Ring of Steall 2019), Eli-Anne Dvergsdal (vencedora em Zegama 2019), Gisela Carrión, Fanny Borgstrom, Oihana Kortázar e Tove Alexandersson (dez vezes campeã mundial de orientação).
A competição divide-se em quatro etapas, nas ilhas do Faial e Pico e distribuem-se da seguinte forma:
Etapa 1: 26 km/ D+ 1069 m D- 1098 m (Ilha do Faial)
Etapa 2: 32 km/ D+ 1343 m D- 1310 m (Ilha do Faial)
Etapa 3: 32 km/ D+ 2364 m D- 1137 m (Ilha do Pico)
Etapa 4: 36 km/ D+ 1453 m D- 1518 m Ilha do Faial)
No final de cada etapa, estabelece-se uma classificação geral. O campeão será aquele que tiver menos tempo acumulado em todas as etapas. Também haverá prémios distribuídos por etapa: vencedor da etapa, melhor escalador, melhor descedor, melhor velocista, campeão de GT Climber com o tempo acumulado de toda as escaladas das etapas, campeão de GT Downhiller com o tempo acumulado de todas as etapas a descer e o campeão de GT Sprinter com o tempo acumulado de todas as etapas nos dois primeiros quilómetros.
A Organização irá aplicar o protocolo específico das medidas de segurança preventivas do coronavírus. Todos os participantes deverão fazer um teste PCR antes de chegar e uma vez chegados ao arquipélago, deverão ter sempre a máscara posta, exceto quando correrem.
As partidas e chegadas das etapas poderão ser vistas na página do facebook das Golden Trail Series.