Embora não colocando em risco a superioridade coletiva na pista, o Benfica foi o clube que mais primeiras figuras perdeu no período de transferências que terminou este sábado. O Sporting também perdeu atletas, mas menos salientes… à parte Nelson Évora, que não se inscreveu, podendo vir a fazê-lo em Espanha, onde treina.
O Benfica perdeu, entre outros, Rui Pinto (para o 4 Run, do Porto), “desistindo” assim de lutar pelo título coletivo do corta-mato, Emanuel Rolim (para o Maia AC), Diogo Mestre (para o Água de Pena), Mauro Pereira (para o Sobral de Ceira), Abdel Larrinaga (para o GD Estreito), Manuel Dias (para o U. Tomar), Gonçalo Veloso (para a Casa Bf. Faro) e Joshua Egbeama (para o Gira Sol), todos eles atletas de top nacional nas suas especialidades. No setor feminino, o Benfica também perdeu algumas atletas de relevo, como Lecabela Quaresma (para o JOMA), Tamiris de Lis (para o JOMA), Patrícia Silva (para o GD Estreito), Rosa Djombate (para o SC Braga) e Bárbara Bica (para o Spiridon de Gaia), afastando-se assim ainda mais do Sporting e colocando em perigo o segundo lugar este ano alcançado.
Já o Sporting não contará na próxima época com Paulo Rosário, que ingressou no SC Braga – a principal “baixa” da equipa -, o seu irmão Diogo Rosário, Miguel Moreira e Rui Marques (igualmente para o SC Braga), Mykyta Sudashov e Ruben Miranda (ambos para o AC Póvoa de Varzim) e Yazaldes Nascimento (para o JOMA). No setor feminino, saíram, entre outras, Francislaine Serra (para o SC Braga), Andreia Crespo (para o GA Fátima), Catarina Karas (para o SC Braga), Filipa Martins (para o Jardim da Serra), Carolina Duarte (para o Marítimo), Sofia Duarte (para o Estreito) e Solange Jesus (para o Feirense). Nada que faça perigar o título feminino, mas afastará os “leões” ainda mais do masculino.
Em contrapartida, os dois “grandes”, pela primeira vez de há muitos anos para cá, limitaram-se a escassíssimos reforços, o que reflete os grandes cortes orçamentais verificados. Mas enquanto no Sporting eram previsíveis, no Benfica parecem refletir uma menor aposta na modalidade face às de pavilhão… Dos reforços do Benfica, saliência para as promissoras velocistas Leonor Ferreira (ex-Maratona) e Iris Silva (ex-AA Mafra). O Sporting viu regressarem Daniel Santiago (ex-J. Vidigalense) e Gonçalo Uva (ex-Srª Desterro) e contratou o promissor júnior Duarte Fernandes (ex-CP Pontével), especialista de 400 m barreiras.
Tanto Sporting como Benfica emagreceram bastante as suas fileiras. Saíram para outros clubes 48 atletas das “águias” e 45 dos “leões” e entraram apenas 25 para o Benfica (mas 15 da Escola Mestre Domingos Saraiva, do prof. Paulo Barrigana, e 6 do Maratona CP) e 11 para o Sporting (cinco dos quais jovens oriundos do Benfica).
Para além de Braga e Santarém, que divulgaram no próprio sábado as listas de transferências (como referimos nesse dia), mais algumas associações o fizeram esta segunda-feira. Vejamos:
LISBOA: Nova equipa em Sintra
Para além das transferências envolvendo Benfica e Sporting, destaque para a nova formação do Clube de Atletismo de Sintra, que recebeu 61 atletas, a larga maioria proveniente do JOMA. O Belenenses também recebeu muitos atletas (34), muitos deles para reforçar a sua forte equipa de veteranos, entre os quais o ex-sportinguista Roman Guliy e Luís Herédio Costa, que em 2019 representou o Srª Desterro. O Belenenses recebeu ainda o saltador em comprimento Valter Pinto (ex-SC Braga).
PORTO: Vários reforços vindos de… Lisboa
Surpreendentemente, os clubes do Porto receberam vários reforços vindos de Benfica e Sporting, dos quais já nos fizemos eco no início deste artigo. De resto, destaque para a transferência do antigo atleta olímpico Luís Feiteira, do Leixões para o Salgueiros, e do veterano maratonista brasileiro Paulo Paula, do Run Tejo (de Lisboa) igualmente para o Salgueiros.
De entre as saídas, destaque para as do meio-fundista Hugo Correia, do S. Salvador do Campo para o GD Estreito, e da marchadora Bruna Marques, de individual para a J. Vidigalense, onde substituirá a veterana Kristina Saltanovic, que ingressou no GD São Domingos (Lisboa).
COIMBRA: Dois primeiros planos nacionais
A entrada dos ex-benfiquistas Mauro Pereira (para o Sobral de Ceira) e Joshua Egbeama (para o Gira Sol) foram as principais novidades em Coimbra, onde há a registar ainda a entrada de André Graça (ex-Grecas) no Gira Sol e a saída de João Valente do Casaense para o U. Tomar.
E AINDA
Como habitualmente, são escassas as novidades nos distritos alentejanos. Em Évora, houve 10 transferências entre clubes locais e uma para Braga. Em Beja, entre as cinco mudanças registadas, destaque para a do fundista Miguel Quaresma (ex-Run Tejo) para o Beja AC. Nos Açores (para já, apenas S. Miguel), há a registar o regresso de Sérgio Silva (ex-GD Estreito) ao Juventude Ilha Verde.
A maioria das Associações Regionais ainda não divulgaram as suas transferências. Divulgá-las-emos quando o fizerem…