As restrições de entrada no Japão serão flexibilizadas para permitir que os atletas compitam ou treinem no país antes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do próximo ano.
Devido à pandemia, o Japão proibiu a entrada de viajantes de mais de 150 países. No entanto, o governo japonês admite fazer uma concessão especial para atletas e funcionários de países na lista de banidos – desde que forneçam prova de um resultado negativo do teste de coronavírus e tomem medidas de precaução enquanto estiverem no Japão.
Num relatório da agência de notícias japonesa Kyodo News , fontes do governo afirmam que os atletas estrangeiros poderão participar em competições internacionais ou campos de treino durante um período de quarentena de 14 dias no país.
Espera-se que o relaxamento das regras ajude os competidores a prepararem-se para os Jogos Olímpicos, adiados para 2021 devido à pandemia do coronavírus.Funcionários de Tóquio 2020 e do Governo Metropolitano de Tóquio devem reunir-se na próxima quinta-feira dia 12, para discutir propostas de controlo da fronteira. Se forem aprovadas, a Kyodo News entende que a proibição será suspensa naquele dia.
Para entrar, os atletas precisariam ser testados ao COVID-19 antes de partirem e na chegada ao Japão, apresentando um resultado negativo em ambas as ocasiões.
Depois no Japão, os seus movimentos no Japão devem ser restritos aos locais de competição e treino e serão obrigados a registar os seus dados de GPS no smartphone, para auxiliar no rastreamento de contatos.
Desde o início da pandemia, o Japão já registou mais de 105.000 casos e 1.809 mortes.