A Federação Internacional anunciou este domingo que Carlos Lopes ofereceu à sua coleção de património (World Athletic Heritage Collection) o equipamento com que correu nos Jogos Olímpicos de Montreal’1976, tendo conquistado a medalha de prata dos 10000 m. Nessa prova, que liderou durante bastante tempo e até 450 metros do final, só foi batido pelo finlandês Lasse Viren, tendo gasto 27.45,17, a menos de cinco segundos do vencedor. Oito anos depois, Lopes sagrar-se-ia campeão olímpico da maratona.
Carlos Lopes afirmou ao site da federação internacional “sentir-se orgulhoso pelo facto de o seu equipamento olímpico se juntar a uma coleção que já conta com ofertas de atletas como Nurmi, Zatopek, Viren, Gebrselassie, Tergat e Kipchoge”. E acrescenta: “Espero que esta minha oferta ajude a inspirar e entusiasmar os adeptos de todo o Mundo relativamente às corridas de longa distância”.
A par da oferta de Lopes é salientada a de outra especialista de corta-mato (e não só), Paula Radcliffe, que ofereceu os sapatos com que ganhou o Mundial de corta-mato de 2001.
Los angeles, Arons
Obrigado pela retificação