Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional, declarou ontem em Tóquio que estava “muito confiante” quanto à presença de espetadores nos JO de Tóquio, remarcados para 23 Julho a 8 de Agosto do próximo ano.
Bach encontra-se na capital nipónica para um encontro com o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga.
A Organização dos Jogos Olímpicos e os responsáveis japoneses insistiram que não está previsto um novo adiamento e que a anulação está ainda menos na ordem do dia.
No dia 8 deste mês, Tóquio recebeu a sua primeira manifestação desportiva internacional desde o início da crise sanitária, um torneio amigável de ginástica em que participaram cerca de trinta atletas japoneses, norte-americanos, chineses e russos, perante dois mil espetadores.
As decisões relativas ao número de espetadores nos Jogos Olímpicos ou as regras para o público serão tomadas na próxima Primavera, indicou Toshiro Muto, diretor-geral do Comité de Organização dos Jogos, precisando que as regras da quarentena poderão ser levantadas para os espetadores estrangeiros.
O primeiro-ministro japonês mostrou-se ontem otimista, reafirmando que os próximos Jogos servirão de “prova de que a humanidade venceu o vírus”.