A neve e o vento dos últimos dias em Mandalen, Noruega, obrigou a adiar por uns dias o desafio Phantasm24.
A equipa do catalão Kilian Jornet anunciou que ele vai esperar pela melhoria do tempo para tentar bater o recorde mundial das 24 horas em pista.
Jornet continua a pensar no desafio. “Será interessante. Há duas coisas que me intrigam. Uma é a energia. Ser capaz de comer e não ter nenhum problema gástrico. E a outra são as pernas. Sei que posso fazer este esforço de correr durante 24 horas. Já o fiz mas não sei se terei problemas nas minhas pernas, dor ou pequenas lesões como as que tenho estado lidando. Essas são as minhas preocupações principais”, admitiu ele nas suas redes sociais.
O ultratrailer centra o foco na importância da nutrição para concluir o desafio com êxito. “Para este projeto, estive a falar com um fisiólogo especializado em nutrição. Disse-me quais os carbohidratos que devo comer a cada hora, a quantidade de líquido que devo tomar… E isto evolui durante a tentativa do recorde. Necessitarei de comer à volta de uns 100 carbohidratos por hora e isso é um monte. Necessito comida de absorção rápida mas que fique no estômago. Depois de experimentar muito, creio que é a melhor estratégia”.
Jornet correu há pouco tempo uma prova de estrada na Noruega com um tempo inferior aos 30 minutos (29m59s). O desafio Phantasm24 está dentro dos seus objetivos, num ano diferente e centrado no asfalto.