Melat Kejeta e Simon Boch são os corredores de estrada alemães do ano de 2020. O anúncio foi feito pela German Road Races (GRR), o grupo dos organizadores de corridas da Alemanha, em 26 de Novembro de 2020.
Melat Kejeta conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial de Meia Maratona
Melat Kejeta, de 28 anos, é cidadã alemã desde a Primavera de 2019 e causou sensação quando conquistou a medalha de prata no recente Campeonato Mundial de Meia Maratona em Gdynia, com um recorde pessoal de 65m18s, novo recorde alemão e recorde europeu para corridas exclusivamente femininas. Anteriormente, ela havia vencido a Meia Maratona em Frankfurt em 69m04s em Setembro. Na Meia Maratona de Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos, disputada em Fevereiro, ela foi 11ª com 68m56s.
Simon Boch bateu várias vezes recordes pessoais
Simon Boch estabeleceu uma série de recordes pessoais, apesar das circunstâncias difíceis no ano de pandemia. O atleta de 26 anos, correu 10 km em Dresden, no tempo de 28m10s em Dresden. Também em Fevereiro, ele surpreendeu na Meia Maratona de Barcelona com 62m31s. Depois de um quarto lugar em Frankfurt com 64m28s, ele foi 35º no Mundial em Gdynia, sendo o melhor alemão com novo recorde pessoal de 61m36s. Nas listas dos mais rápidos alemães de todos os tempos, Simon Boch é quinto aos 10 km e sexto à meia maratona.
Waldemar Cierpinski recebeu prémio pelo trabalho de sua vida no esporte
Enquanto Winfried Aufenanger (Kassel), ex-treinador de maratona nacional que levou Melat Kejeta ao top internacional, foi homenageado como treinador do ano a GRR homenageou Waldemar Cierpinski pelo seu trabalho ao longo da sua vida no desporto. Representando a RDA, ele tornou-se uma lenda com duas vitórias na maratona olímpica: 1976 em Montreal e 1980 em Moscovo. O medalhado de bronze do Campeonato Mundial de 1983 atingiu um recorde pessoal à maratona com 2h09m55s. Agora com 70 anos, continua ligado à modalidade e como treinador, levou o seu filho Falk Cierpinski ao topo da maratona alemã há cerca de dez anos.