A New York Road Runners (NYRR), organização sem fins lucrativos que organiza a Maratona de Nova York, anunciou a saída do seu presidente, depois de nos últimos meses, atuais e ex-funcionários terem denunciado problemas de racismo e sexismo dentro da Organização. Numa declaração, o Conselho de Diretores do NYRR explicou que “ouviu as preocupações e recomendações” recebidas e decidiu uma nova liderança para a Organização.
O atual presidente e CEO, Michael Capiraso, deixará o cargo no final do ano e será substituído interinamente por Kerin Hempel enquanto se procura fora da entidade, uma substituição permanente. Capiraso, que trabalhou na NYRR durante dez anos, disse num comunicado que se orgulha do crescimento da Organização e do impacto que teve nesses anos.
Em Setembro passado, um grupo de atuais e ex-funcionários da NYRR lançou uma petição online pedindo a saída de Michael Capiraso por supostamente promover uma cultura de trabalho “tóxica, discriminatória e sistematicamente racista”. Mais de 1.150 pessoas já haviam assinado essa petição, que foi lançada após a publicação de uma carta de funcionários anónimos alegando racismo, falta de diversidade e má gestão financeira.
Em 30 de Outubro, o Runner’s World US publicou uma investigação sobre alegações de má gestão com base em conversas com 17 atuais e ex-funcionários que detalhavam as desigualdades salariais e que as oportunidades de promoção eram mais difíceis para os negros. Muitos deles, consideraram as dispensas de Julho desnecessárias, dadas as grandes reservas financeiras da Organização.
O ‘Black Lives Matter’ alimentou as reclamações
Reclamações de suposto racismo dentro do NYRR vieram à tona este ano devido ao grande debate nacional que se criou nos Estados Unidos após a morte do afro-americano George Floyd pela polícia e outros casos de violência institucional.
A NYRR foi criada em 1958 como um pequeno grupo local e cresceu ao longo das décadas para se tornar uma grande Organização que emprega mais de 200 pessoas.
A entidade é responsável pela organização de várias corridas, com destaque para a Maratona de Nova Iorque, uma das mais importantes do mundo.