“A corrida mudou drasticamente as nossas vidas para melhor”
São muitos os exemplos de cidadãos com excesso de peso com os consequentes problemas de saúde que encontraram no desporto e no atletismo em particular, a saída para uma vida mais saudável. Em Portugal, há muitos corredores nessa situação, recordamos por exemplo João Balças, “Atleta do Pelotão” em Julho de 2019 que em 2016 pesava 118 kg e três anos depois, estava nos 74 kg. Mais, em 2018 já estava a correr uma maratona!
Divulgamos agora o exemplo de um casal norte-americano relatado na Runners World que aproveitaram a situação de pandemia para dar uma volta nas suas vidas.
Nome : Marlon e Camille Jones
Idade : 30 e 28
Cidade natal : Atlanta
Pesos iniciais : 190,5 kg e 86 kg
Pesos finais : 150 kg e 75 kg
Período a correr: 7 meses
Para Marlon Jones, a vida era simplesmente pesada. Ele sentia-se preguiçoso e até mesmo as coisas do dia-a-dia, lhe pareciam uma tarefa. Ele também achava que era muito jovem para se sentir assim.
Camille Jones sentiu o mesmo. Ela lutou contra a dieta ioiô (emagrecer muito rapidamente, voltar a recuperar o peso perdido e começar nova dieta), tentando seguir regras rígidas e acelerar o processo. Nunca funcionou.
O casal estava preso num ciclo repetitivo de dietas radicais e exercícios esporádicos, os que levou a ter a problemas de saúde. Um exame revelou que Marlon era pré-diabético e estava com apneia do sono. Em 2018, Camille foi diagnosticada com síndrome do ovário policístico (SOP), um distúrbio hormonal comum entre mulheres em idade reprodutiva.
Mas quando surgiu a pandemia do coronavírus, ambos viram tal como uma oportunidade para fazer algumas mudanças no estilo de vida.
“A COVID-19 foi uma revelação. Começámos realmente a pensar sobre a nossa saúde e como poderíamos melhorá-la. Sendo pré-diabético e tendo apneia do sono, eu senti que isso era evitável”, disse Marlon. “Era o momento de eu assumir o controlo da minha saúde de forma correta”.
Em 1de Abril, eles pesaram-se. Marlon pesava 190,5 kg e Camille, 86 kg. Eles começaram a fazer exercícios em casa, aproveitando vídeos. No final do primeiro mês, Marlon teve uma ideia: “Ei, vamos tentar correr e fazer 50 km em Maio!” Camille hesitou muito. “Já tinha tentado correr antes e não conseguia correr mais de 30 segundos sem parar”.
Eles ambicionaram sempre serem corredores. Parecia uma ótima forma de ficar em forma e era também um ótimo calmante. Mas nunca acreditaram que poderiam realmente ser corredores. Mas foram tentar.
Em 1 de Maio, eles correram e caminharam 3,7 km à volta de um parque comercial local. Começaram a fazer cerca de 13 a 16 km por semana, registando as suas milhas com um Apple Watch e enviando os seus treinos para os aplicativos Nike Run Club e Garmin Connect.
“Quando começámos a correr, foi difícil para dizer o mínimo, mas a corrida depois foi incrível”, disse Camille. “Embora não pudéssemos correr muito ou muito rápido, melhorávamos a cada dia e ficava mais fácil. Correr, mudou realmente a nossa mentalidade sobre o exercício físico. ”
Eles mantiveram-se consistentes nos seus treinos e alcançaram a sua meta de 50 km no final de Maio. “Depois do que fizemos, eu sabia que poderíamos fazer qualquer coisa que colocássemos nas nossas mentes e que nos comprometesse”, disse Marlon. “Foi a primeira vez que definimos uma meta de corrida (ou qualquer meta de preparação física) e que a concluímos. No início da nossa meta para perder peso, isso é o que mais queríamos alcançar – prosseguir com o que dizemos que vamos fazer. Como corredores iniciados na época, simplesmente levantar todos os dias e correr em direção à meta de 50 km no final do mês, foi um grande feito para nós. Foi o ponto de partida para o nosso desafio da corrida”.
Atualmente, a dupla corre três a quatro dias por semana, 5 km de cada vez. Eles correm atualmente a um ritmo de 7m17s/km, depois de começar em 10/10,30s/km. O seu objetivo é chegar a pouco mais de 6m/km.
Além de aumentarem a atividade, eles também mudaram seus hábitos alimentares
“Não seguimos uma dieta específica. Em vez disso, criei um plano de alimentação adequado que realmente funciona para o nosso estilo de vida ”, disse Camille. “Eu planeio as nossas refeições no início de cada semana e tento ter a certeza de que temos uma variedade de alimentos integrais na nossa dieta.”
Eles ainda se permitem uns mimos para que as coisas não se tornem monótonas
“Isso funciona para nós porque não é rígido e não nos restringimos quanto aos alimentos de que gostamos, apenas os comemos com moderação”, disse Camille.
Desde que começaram o seu desafio, Camille perdeu 11 quilos em sete meses e Marlon perdeu 40 quilos. “Correr mudou drasticamente as nossas vidas para melhor”, disse Camille. “Fazemos outros treinos, mas tudo começou com a corrida e sempre voltamos direto para isso. Planeamos realizar a nossa primeira corrida oficial na comemoração do primeiro ano do nosso primeiro treino e planeamos participar em pelo menos, cinco corridas no próximo ano. ”
Marlon acrescenta: “Não se trata de quão longe ou rápido, trata-se apenas de chegar lá e fazer. Correr é um dos poucos exercícios que literalmente se resume a você contra você. Você desiste quando quer desistir, não se trata de força, velocidade, resistência ou tamanho – é tudo uma questão de querer esforçar-se para ser melhor. E não há forma melhor do que literalmente ser capaz de olhar ao seu aplicativo e ver o quão longe conseguiu chegou”.