O queniano Kibiwott Kandie foi o maior protagonista da recente Meia Maratona de Valência, ao bater o recorde mundial com 57m32s, derrubando o anterior que pertencia ao seu compatriota Geoffrey Kamworor com 58m01s. Outros três atletas também conseguiram tempos abaixo dos 58 minutos.
Irão aparecer certamente muitas estatísticas mas eis alguns dos números mais interessantes que Kandie e os seus concorrentes conseguiram no domingo.
Quatro atletas em menos de 58 minutos
Quando Kamworor correu no ano passado em 58m01s na cidade de Copenhaga, parecia que ele tinha feito uma marca que iria durar algum tempo como recorde mundial Surpreendentemente, quatro homens bateram o seu tempo no domingo, e tornaram-se os primeiros atletas a baixar dos 58 minutos na distância.
Antes da Meia de Valência, Kandie tinha o quinto melhor tempo da história com um recorde pessoal de 58m38s, obtido em Praga, em Setembro. Ele progrediu agora em mais de um minuto.
O segundo lugar foi para o campeão mundial da meia maratona, o ugandês Jacob Kiplimo, com 57m37s, superando o seu anterior recorde pessoal de 58m49s.
O queniano Rhonex Kipruto, detentor do recorde mundial de 10 km, estreou-se numa meia maratona agora em Valência. Ele foi terceiro, na estreia mais rápida da história com 57m49s. Finalmente, não muito atrás de Kipruto, ficou o também queniano Alexander Mutiso, que terminou em 57m59s, batendo o seu recorde pessoal por mais de um minuto.
Três passagem de tempos notáveis
Cinco atletas comandaram a prova até cerca dos 19 km. Kiplimo liderou o grupo aos 5 km em 13m36s (os outros quatro passaram oficialmente um segundo depois, em 13m37s). Os líderes passaram aos 10 km em 27m24s, o que é um resultado que fica entre os 25 melhores de todos os tempos no ranking mundial, e apenas um europeu conseguiu correr mais rápido (O suíço Julien Wanders possui o recorde europeu de 27m13s). Aos 15 km, o grupo passou em 41m10s. Desta vez, foi apenas cinco segundos mais lento do que o recorde mundial de 15 km de Joshua Cheptegei, de 41m05s, e os líderes ainda conseguiram manter o seu ritmo fortíssimo em mais 6 km.
Três corridas com um segundo de diferença entre Kandie e Kiplimo
Valência marcou o terceiro encontro entre Kandie e Kiplimo. Em 2019, eles correram uma prova de 15 km no Brasil, onde Kandie ultrapassou Kiplimo na meta para vencer por um segundo. No Campeonato Mundial em Outubro, Kiplimo venceu Kandie por cinco segundos, o que representou a mesma diferença de Kandie no domingo. Nas suas três corridas juntos, os dois atletas correram 57 km, e há apenas um segundo a separá-los nos seus tempos acumulados. Kandie tem 24 anos e Kiplimo, apenas 20, o que pode significar que vamos ter vários anos de grande rivalidade entre eles.
Quatro meias-maratonas, quatro corridas sub-59 de Kandie
Menos de 30 homens já correram uma meia maratona abaixo de 59 minutos, mas em cada uma das corridas de Kandie deste ano, ele fez exatamente isso. Ele abriu a época com 58m58s no RAK Half, nos Emiratos Árabes Unidos; depois em 58m38s em Praga em Setembro; a seguir, fez 58m54s no Mundial na Polônia e finalmente, passou a ser o primeiro homem a correr menos de 58 minutos no domingo em Valência. Kandie agora tem mais resultados abaixo de 59 minutos do que qualquer outro atleta na história, e ele correu todos eles em menos de um ano.