A vencedora da Maratona Olímpica dos Estados Unidos deve ser mãe em Janeiro e planeia correr nos Jogos Olímpicos em Agosto
Aliphine Tuliamuk venceu a maratona de seleção para os JO de Tóquio, em Fevereiro passado. Agora, anunciou que está grávida de uma menina que deve nascer em 22 de Janeiro. Mas Tuliamuk quer ir aos Jogos Olímpicos e correr a maratona em 7 de Agosto.
Será o primeiro filho de Tuliamuk, de 31 anos. Ela afirmou numa entrevista à Runner’s World que tem-se sentido bem durante a gravidez. Nas primeiras 18 semanas, ela correu entre 70 e 80 milhas por semana, com treinos intensos e corridas longas de 20 milhas. O seu registo de treino mostra que no seu oitavo mês de gravidez, ela tem corrido entre 6 e 9 milhas por dia a um ritmo de aproximadamente 8 minutos/milha.
“Durante toda a minha gravidez, senti-me ótima”, disse Tuliamuk. “Não estou a correr tão rápida ou tanto quanto normalmente faço, mas para além de alguns desconfortos ocasionais, não me sinto diferente. Sair para correr foi algo por que ansiei durante toda a minha gravidez”.
Ela acrescentou que às vezes, quando está a correr, fala com a sua filha, que se chamará Zoe, para “perguntar se ela está a gostar tanto como a sua mãe”.
Esta será uma preparação pouco convencional para os Jogos Olímpicos. Tuliamuk terá apenas cerca de seis meses para recuperar da gravidez e do parto e treinar para uma maratona olímpica.
Mas ela já mostrou que pode ficar rapidamente em forma. Em 2019, correu a maratona de Nova York em 2h28m12s, sendo a 12ª classificada e 3ª norte-americana, apenas com dez semanas de treino, após uma longa paralisação por fratura por stresse.
“Terei mais de seis meses para me concentrar na preparação para os Jogos Olímpicos, o que é bastante tempo”, disse Tuliamuk. “O meu treinador, Ben Rosario, e eu conversamos sobre o plano e confio totalmente na sua orientação. Além disso, tenho a sorte de ter companheiras da equipe HOKA NAZ como Kellyn Taylor e Stephanie Bruce, que são mães e já passaram antes por essa experiência. Sou inspirada por mulheres como elas, que correram muito depressa depois de ter filhos “.
Registo? Não há quem desbrasileire (SIC) a escrita?
Caro Custódio,
Tem razão na sua observação! Já está corrigido o erro, obrigado.
Registro? Não há quem desbrasileire (SIC) a escrita?