“Estamos confiantes de que esta alteração não afetará a integridade da concorrência”
A World Athletics anunciou em Janeiro deste ano que a partir de 30 de Abril, os atletas de alta competição não podiam usar protótipos de sapatos em competições profissionais. As novas regras também estabeleciam que o sapato não pode ter uma altura da sola superior a 40 milímetros ou mais de uma placa de fibra de carbono. Algumas das maiores marcas desportivas lançaram no mercado, esses sapatos de corrida, a fim de cumprir a regra de que eles deveriam estar disponíveis no mercado num período de quatro meses antes da competição.
Mas agora, as regras voltaram a ser alteradas, a pedido da Federação Mundial da Indústria de Artigos Desportivos – entidade da indústria que representa os principais fabricantes do calçado. As regras alteradas permitem que sapatos de desenvolvimento (ou seja, um sapato de estrada ou de bicos que nunca esteve disponível para compra), sejam usados em competições internacionais. Esses sapatos terão ainda que atender às mesmas especificações técnicas do que todos os outros sapatos aprovados.
No entanto, os sapatos de desenvolvimento não serão permitidos na World Athletics Series ou nos Jogos Olímpicos. Eles só podem ser utilizados por um período de ‘desenvolvimento’ de 12 meses. Uma lista de sapatos de desenvolvimento aprovados será publicada no site da World Athletics, com uma data de início e uma data de validade para aprovação. Até o momento, há uma lista de 200 sapatos aprovados no site da World Athletics.
O CEO da World Athletics, Jon Ridgeon, afirmou: “O uso da competição para concluir o teste final dos sapatos de desenvolvimento pelos fabricantes, foi sempre uma parte importante do processo de desenvolvimento de sapatos. Este ano, tem sido difícil para os fabricantes de sapatos e atletas, com interrupções significativas na fabricação e acesso reduzido a competições para atletas de todo o mundo.
Como os fabricantes de sapatos concordam com o nosso novo processo de apresentação de especificações e sapatos, se necessário, para aprovação antes de serem utilizados na competição, estamos confiantes de que esta alteração não afetará a integridade da competição”.