Ahmad Al Kamali, presidente da Federação de Atletismo dos Emirados Árabes Unidos, foi suspenso por seis meses e multado em 5.000 euros por presentear os delegados com relógios, numa tentativa de ganhar votos na eleição para vice-presidente.
Al Kamali, membro do Conselho Mundial de Atletismo, tinha sido suspenso provisoriamente de todas as atividades relacionadas com o atletismo, em Outubro passado pela Unidade de Integridade do Atletismo.
A World Athletics disse num comunicado que Al Kamali foi acusado de presentear com relógios os delegados na Confederação do Congresso Africano de Atletismo em 2015, quando ele era membro do Conselho da IAAF.
Al Kamali admitiu ter dado relógios aos delegados, mas disse que o valor comercial dos mesmos não ultrapassava os 40 a 50 dólares.
A World Athletics afirmou numa declaração: “O Sr. Al Kamali violou o Código de Ética pela sua conduta… ao dar presentes de valor superior ao nominal e ao não agir com dignidade e respeito pelos seus oponentes como candidato ao cargo da IAAF”.
“O propósito da proibição de dar presentes valiosos é manter a integridade e imparcialidade dos membros da IAAF e da IAAF como instituição.”