Trihas Gebre, atleta etíope naturalizada espanhola, está viva no meio da guerra de Tigray, na Etiópia. O seu amigo Íñigo Eseverri conseguiu agora localizá-la após um mês e meio de tentativas sem sucesso. A atleta de 30, anos está escondida com o namorado e a irmã num acampamento ao ar livre, nas montanhas da região de Tigray, a cerca de 50 quilómetros de Wukro, sua cidade natal.
Há cerca de quatro anos, a sua mãe morreu e, no ano passado, o seu pai sofreu um grave acidente de viação. A preocupação com a família aumentou as visitas de Gebre ao seu país natal. Ele planeava juntar-se a um grupo de treino em Addis Abeba, mas acabou por ficar na sua cidade. Em Fevereiro, ela tinha regressado a Espanha, fora de forma, mas pronta para voltar a treinar. Com o início da pandemia, Gebre decidiu regressar ao seu país, pensando que lá poderia treinar em condições. Iñigo Eseverri telefonou-lhe em Setembro e ela confessou-lhe que não estava a treinar grande coisa porque as suas prioridades tinham-se alterado.
Conversa de 10 minutos com Trihas Gebre
Foi a última vez que Eseverri, companheiro de treino e amigo de Gebre, conseguiu falar com ela até esta terça-feira. Nos dez minutos de conversa telefónica que tiveram, ela disse que estava bem, sem luz nem água, com pouca comida e, principalmente, preocupada com a situação da sua família em Wukro, os seus seis irmãos, muitos novos, e a sua avó. Ela acredita que no acampamento onde está, há menos hipóteses de ser atingida pelos bombardeamentos do que se estivesse na cidade. “A minha chamada foi a primeira que ela recebeu e eu disse-lhe para ela me ligar no que fosse necessário”, disse Eseverri.
Centenas de mortos em mais de um mês de conflitos
O conflito eclodiu em 4 de Novembro, quando o exército etíope lançou uma operação militar na região de Tigray, no norte do país, depois de o primeiro-ministro Abiy Ahmed ter acusado a Frente de Libertação Popular da região (FLPT) de ter atacado uma base militar. O FLPT fez parte do governo nacional até ao ano passado mas agora não reconheceu o novo executivo. Além disso, não foram aceites em Addis Abeba, as eleições para o parlamento regional em Setembro.
O conflito já matou centenas de civis de ambos os lados e cerca de 50.000 pessoas fugiram para o Sudão, que faz fronteira com a região. Na segunda-feira, o governo etíope anunciou que restaurou o fornecimento de eletricidade e a rede móvel em Tigray e reabriu o espaço aéreo, uma provável razão pela qual a ligação de Íñigo Eseverri para Trihas Gebre foi possível.
E Letesenbet Gidey?
Também é preocupante a situação de Letesenbet Gidey, a nova recordista mundial dos 5.000 metros em Outubro. Ela é também da região de Tigray, era aguardada em 6 deste mês na Meia Maratona de Valência mas não conseguiu sair da região onde se encontra.