Com os Campeonatos Nacionais de 10000 m (hoje) e de 20 km marcha (domingo), a Federação Portuguesa de Atletismo inicia a nova época, que prosseguirá a 9 de janeiro com o Campeonato Nacional de Estrada, no Autódromo do Estoril.
As duas competições deste fim-de-semana são ainda da época passada (2019/20) e estavam previstas para março, quando a Covid’19 surgiu. Esta sexta-feira, a partir das 15 horas, na Maia (e em streaming no site da FPA), os Nacionais de 10000 metros contam com 39 atletas masculinos e 15 femininos inscritos, estando previstas as séries principais para as 17.10 h (eles) e 17.50 h (elas). Destaque para as presenças de Sara Moreira e Salomé Rocha e Samuel Barata, Hermano Ferreira, António Silva, Miguel Ribeiro, Ricardo Dias, Samuel Freire, Rui Teixeira, Miguel Marques, André Pereira, Luís Saraiva e Fernando Serrão, entre outros. Mas o favorito da prova masculina é o espanhol Fernando Carro. As provas serão antecedidas de uns 5000 m extra, destacando-se nelas as inscrições dos jovens Mariana Machado e Etson Barros.
No domingo, será a vez do Nacional de 20 km marcha, em Olhão, com 15 inscrições femininas (prova às 9 horas) e 16 masculinas (11 horas). Estarão em ação, todos os melhores portugueses e ainda vários estrangeiros, com destaque para as espanholas Julia Takacs e Anhoa Pinedo e para a checa Anezka Drahotova e, nos homens, para o espanhol Luís Alberto Amezcua e para o britânico Tom Bosworth. Entre os marchadores nacionais, as principais atenções estarão centradas em Ana Cabecinha, Inês Henriques, Vera Santos, Edna Barros e Vitória Oliveira na prova feminina e em João Vieira, Rui Coelho e Hélder Santos, na masculina.
Os mínimos olímpicos estão fixados em 1h21m (eles) e 1h 31m (elas), mas serão 60 as vagas para cada sexo através do World Ranking da IAAF. Bem mais complicado o acesso nos 10000 metros: mínimos mais exigentes (27.28,00 e 31.25,00) e apenas 27 vagas no World Ranking.
Destaque ainda para as Jornadas de Inverno que a Associação de Lisboa realizará sábado e domingo de manhã, na pista secundária do Jamor. Ao contrário do inicialmente previsto, todas as provas serão ao ar livre, uma vez que a pista coberta do CAR está em arranjos.