O geocaching é uma atividade praticada por muitas pessoas. Nos seus treinos pelas montanhas, é capaz de já ter encontrado algumas a vasculharam um pouco a vegetação rasteira, à procura de algo. Provavelmente eram apenas geocachers. Pessoas que gostam de estar ao ar livre e à procura de “tesouros” – os chamados geocaches.
Os tesouros a serem encontrados não são ouro ou diamantes, mas principalmente tupperwares que outro jogador escondeu do lado de fora. Nas caixas, há sempre um livro de registo para inserir e, se houver espaço suficiente, algumas pequenas coisas para trocar. Com a ajuda das coordenadas, é possível ao “caçador” encontrar o esconderijo com uma precisão de cinco metros.
A origem da caça ao tesouro moderna
Geocaching é uma modificação do “letterboxing” conhecido já no século XIX. As duas caças ao tesouro estão ligadas a encontrar um recipiente na natureza. A grande diferença, entretanto, é como se chega lá. A caixa de correio original foi feita com um mapa e uma bússola. Hoje em dia, é um pouco mais moderno: desde Maio de 2000, a deterioração artificial do sinal GPS foi desligada. Apenas um dia depois, o norte-americano Dave Ulmer escondeu o primeiro geocache nos Estados Unidos e publicou as coordenadas na Internet. Este foi o momento do nascimento do geocaching. Desde aquele dia, o número de geocaches em todo o mundo aumentou rapidamente. Existem agora mais de três milhões de geocaches em todo o mundo e vários milhões de membros a procurem-nos e a esconderem-nos.
Só precisa de um smartphone para participar
A grande vantagem da caça ao tesouro é que todos podem participar. É preciso apenas um smartphone. Com a ajuda do aplicativo de geocaching ou qualquer outro aplicativo que possa exibir coordenadas, o caçador está bem preparado. O maior banco de dados do mundo é “geocaching.com”. Lá, poderá encontrar inúmeras entradas. Haverá certamente alguns na sua área. Depois de decidir o destino, está pronto para ir. Dica: leve uma caneta quando for na sua primeira caça ao tesouro. No local, tem que se inscrever no diário de bordo para provar que esteve realmente lá.
Combine corrida e geocaching
Pode perguntar com razão: “O que isso tem a ver com a corrida?” Há uma resposta simples para tal. Pode procurar um geocache próximo para cada treino de endurance que vá fazer. Desta forma, pode descobrir novos caminhos e o seu treino tornou-se um pouco mais variado. Pode descobrir novos cantos e recantos e, finalmente, divertir-se um pouco mais nos seus treinos mais longos.
O que mais procurar
Para um iniciado, é aconselhável começar com geocaches que são fáceis de encontrar. Cada geocache tem uma dificuldade e uma classificação de terreno de 1 a 5 estrelas na entrada da Internet. Certifique-se de que o alvo que procura, não tem mais de 2 estrelas. Evita assim, a frustração e tem mais senso de realização. Além disso, não haverá longas pausas na sua corrida.
A caça ao tesouro é adequada para que corridas?
Basicamente, a decisão é sua. No entanto, não se aconselha a procura em treinos de velocidade. O melhor é fazer a experiência em treinos de resistência ou longos, nos quais, em caso de dúvida, faz uma pausa de para beber um pouco de água ou para absorver energia na forma de barras ou géis. Para os corredores iniciados que fazem intervalos quando correm (para caminhar), o método pode até trazer mais diversão e motivação para sair de casa.