O ministro do Desporto da Rússia Oleg Matytsin está confiante na presença dos atletas russos nos próximos Jogos Olímpicos. “Se falamos do atletismo, devo dizer que as nossas relações com a World Athletics entraram numa fase construtiva”, disse Matytsin.
“Aceitámos os nossos erros do passado, elegemos a nova liderança da Federação Russa de Atletismo (RusAF) e agora estamos a cooperar ativamente na reintegração dos seus membros”.
“Estou certo de que os nossos principais atletas serão libertados para atuarem nos próximos torneios internacionais, inclusive nos próximos Jogos Olímpicos”, acrescentou Matytsin.
A World Athletics suspendeu a filiação da RusAF em Novembro de 2015, após uma série de violações das regras antidoping e formou uma comissão especial sobre o assunto.
A World Athletics permitiu no entanto, que alguns atletas limpos da Rússia pudessem participar em grandes competições internacionais sob o estatuto de Atleta Neutro Autorizado (ANA) até que a RusAF fosse reintegrada.
Matytsin afirmou ainda que privar a Rússia do direito de hastear as cores da bandeira nacional, era “um preço caro que devemos pagar pelo período negro, se falamos sobre a bandeira e o hino nacionais. Tenho a certeza de que esta situação nos vai aproximar e unir-nos.”
“No entanto, tendo em conta todos os erros do passado, preferia definir o meu objetivo para o futuro”, continuou. “O mais importante é cultivar o respeito mútuo e manter uma atitude de intolerância em relação ao uso de doping no desporto”.