O presidente do Comité Olímpico Russo (ROC), Stanislav Pozdnyakov, sugeriu que uma canção folclórica possa ser ouvida nos JO de Tóquio, em vez do hino nacional russo, enquanto a nação se prepara para competir sob a bandeira neutra nos Jogos.
De acordo com a agência de notícias estatal russa TASS , Pozdnyakov disse que esta seria uma possibilidade para Tóquio 2020 e Pequim 2022 (JO de Inverno) em entrevista ao canal de desporto Match TV .
A decisão sobre qual o hino será ouvido nos Jogos Olímpicos cabe ao Comité Olímpico Internacional e não à Rússia.
Tal ocorre após a decisão do Tribunal de Arbitragem do Desporto em proibir a Rússia de competir em grandes competições internacionais no prazo de dois anos. Esta sanção também proíbe a Rússia de receber qualquer competição internacional até 16 de Dezembro de 2022.
A Rússia recebeu inicialmente a suspensão de quatro anos da Agência Mundial Antidoping (WADA) por manipulação de dados no seu Laboratório de Moscovo, com o país a ser acusado de doping patrocinado pelo Estado.
A suspensão da WADA também cobre a proibição de tocar oficialmente o hino nacional. “Será um pouco complicado tocar o nosso hino … e somos limitados”, disse Pozdnyakov. “No entanto, podemos tocar qualquer música ou melodia, que pode estar conetada diretamente ou de alguma forma associada à Rússia. Assim que recebermos as recomendações (do Comité Olímpico Internacional), vamos formar um conselho de artistas, que anunciará um concurso para a melodia”.
Os jogadores russos de hóquei no gelo nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang 2018, cantaram o hino nacional proibido depois de ganharem a medalha de ouro olímpica como atletas olímpicos da Rússia.