Armand Duplantis afirmou que o seu desejo de melhorar o recorde mundial ao ar livre de Sergey Bubka, foi importante para o manter motivado na época de 2020. Depois de ter atingido em Setembro o seu objetivo com um salto a 6,15 m, o sueco de 21 anos aspira melhorar no próximo ano.
Duplantis começou por bater em Fevereiro, o recorde mundial em pista coberta, primeiro com 6,17 na Polónia e depois, em mais um centímetro, em Glasgow.
Mais tarde, em Setembro, no meeting de Roma integrado na Liga Diamante, saltou 6,15 m, derrubando assim o anterior recorde ao ar livre de Bubka. A World Athletics não faz desde 2000, distinção entre os recordes em pista coberta ou ao ar livre no salto com vara.
“Essa foi a principal motivação para o final da época ao ar livre, para conseguir os 6,15 m e consolidar-me como o maior saltador de todos os tempos ao ar livre”, disse Duplantis, que venceu todos as 16 provas deste ano, assinalando uma época perfeita.
“Crescendo … tu vês Bubka quase como uma criatura mitológica. Ele não era real nas coisas que estava a fazer, elas não pareciam possíveis. Qualquer registo onde possa derrubá-lo no ranking, é um sentimento muito especial. “
Duplantis, nomeado atleta masculino do ano no início deste mês, agora tem como objetivo o ouro nos JO de Tóquio, no próximo ano. “Eu acho definitivamente que posso saltar mais alto. Há sempre espaço para melhorar. Quão alto? Não sei, mas há mais por vir”, disse ele.
“Ganhar um ouro olímpico é o sonho. Desde criança que eu quero ganhar um ouro olímpico, ser o melhor saltador com vara do mundo. Esse é o grande objetivo para o próximo ano.”