. As cinco melhores marcas da história da maratona foram alcançadas com o Nike Vaporfly
. As melhorias nos tempos com estes sapatos foram mais significativas nos homens do que nas mulheres
Os sapatos de corrida tornaram-se nos últimos anos, os principais protagonistas de muitas corridas, a ponto de roubar os holofotes dos atletas. Como foi o caso dos famosos Nike Vaporfly, com os quais, foram batidos vários recordes mundiais na maratona.
Investigadores da Cornell University realizaram um estudo para descobrir qual é realmente o impacto nos maratonistas desse modelo da marca norte-americana.
Embora a tecnologia Vaporfly tenha sido lançada em 2017, ela já faz parte da história do atletismo. A verdadeira origem do debate sobre esses sapatos teve início quando Eliud Kipchoge calçou um protótipo do novo Alphafly. Enquanto para alguns, se trata de uma evolução simples e imparável da tecnologia, outros consideram estarmos em presença de doping tecnológico. A polémica levou a World Athletics a criar um novo regulamento dos sapatos de competição, tanto na estrada como na pista.
Investigadores Joseph da Cornell University, encarregaram-se de estudar o impacto do Nike Vaporfly nas maratonas entre 2015 e 2019. Eles utilizaram dados de uma amostra sistemática de atletas de elite e sub-elite que correram a distância até 2h24m (homens) e 2h45m (mulheres). Tomaram em consideração os tempos antes e depois do uso do Vaporfly, o nível do atleta e o grau de dificuldade da prova.
Os resultados mostraram que os homens exemplificaram como ninguém a melhoria que os Vaporfly proporcionaram nos 42.195 metros.
Os tempos da maratona masculina melhoraram entre 2,1 e 4,1 minutos, razão pela qual os ténis Nike conquistaram nos últimos três anos, nada menos nada mais que as cinco melhores marcas da história na distância. Já no caso das mulheres, a melhoria variou entre 1,2 e 4 minutos. Em percentagem, seria uma melhoria de 1,5 e 2,9% no caso dos homens e 0,8 e 2,4% nas mulheres. Mas tal, é apenas uma melhoria esperada em vez de uma melhoria garantida. Afinal, quem corre com os sapatos são os atletas!
Mas este não é o único estudo que mostra que os ténis Nike Vaporfly melhoram a economia da corrida. Já em 2017, uma pesquisa publicada na revista académica Sports Medicine afirmava que os 18 corredores que se tinham submetido à análise, haviam melhorado em até 4%. Conclusão semelhante à do jornal americano The New York Times . Nesse caso, a amostra era maior – 500.000 corredores da maratona e meia-maratona -, e eles determinaram que houve uma melhoria de seis minutos nos corredores que completaram uma maratona até três horas, e de cerca de oito minutos até quatro horas.