Quantos corredores, sejam eles de elite ou apenas populares, já não passaram pela situação de terem unhas negras? Estão enganados aqueles que pensam que é um mal que apenas atinge corredores de longa distância. Elas também aparecem em corredores que treinam numa intensidade muito elevada.
Causa da unha negra devido a uma condição
No entanto, nem todas as unhas negras são causadas pela corrida. Às vezes, o fenómeno é um sinal de uma condição mais grave. Como saber quando se preocupar com uma unha negra e quando ela é inofensiva?
1. Unhas negras devido ao stresse constante durante a corrida
O culpado mais comum para as unhas negras é a tensão constante que pode ocorrer ao correr com sapatos mal ajustados. Se descobrir uma unha negra logo após uma corrida, ou após um dia em que calçou sapatos muito apertados ou frouxos o dia todo, esta é provavelmente a causa.
A gravidade do problema da unha negra que surge desta forma, varia de leve (pense: uma pequena descoloração preto-azulada indolor sob a unha) a grave (grandes bolhas com sangue entre a sua unha e a pele sob a unha, a lâmina ungueal ) Em casos leves, nenhum tratamento é necessário. Apenas cresce a mancha escura.
Uma unha negra pode cair?
Em casos graves, a unha pode desprender-se, parcial ou totalmente da lâmina ungueal. Este processo pode ser bastante doloroso, especialmente se a unha estiver parcialmente presa. Se a unha se desprender completamente da lâmina ungueal, ela está condenada. A boa notícia é que, não será mais doloroso. As más notícias? Uma nova unha pode demorar muito tempo a crescer. Tal, pode levar até um ano para a unha do dedo grande do pé; as unhas menores precisam entre três a seis meses. Em alguns casos, uma unha nova pode começar a crescer sob uma unha velha e morta. Mas se a causa dos problemas não for eliminada, a nova unha pode ficar comprometida e soltar-se. Para evitar isso, pode ter a unha morta aparada ou completamente removida pelo médico. A nova unha recebe então o espaço necessário para crescer adequadamente.
Se a pele em redor da unha negra estiver vermelha ou húmida
Se a pele ao redor das unhas negras estiver vermelha ou húmida, é provável que haja inflamação. A cura pode então tornar-se um caso demorado. Consulte o seu médico para evitar uma infeção crónica.
A causa desta categoria de unhas negras é geralmente muito fácil de eliminar. Por exemplo, use um sapato um pouco maior ou opte por uma meia mais fina. Isso fará com que os dedos dos pés sejam menos comprimidos.
2. Unhas negras devido a hematomas
Se deixar cair um objeto pesado (por exemplo, uma barra) em cima do seu pé, os vasos sanguíneos sob a sua unha podem romper-se, causando a acumulação de sangue. Este fenómeno é conhecido como ‘hematoma subungueal’. O diagnóstico não é geralmente complicado, pois aparecerá quase imediatamente após um incidente.
O que pode fazer: O acúmulo de sangue causa geralmente uma sensação dolorosa de latejar, que pode ser resolvida inserindo uma pequena agulha na unha para drenar o sangue. Este procedimento alivia a pressão e também a coloração escura sob a unha – e deve ser sempre feito por um profissional de saúde. Não faça alterações por conta própria, mas peça a quem sabe, para fazer este pequeno procedimento para minimizar o risco de infeções.
A maioria dos hematomas subungueais é resultado de desatenção ou azar estúpido. Pode reduzir o risco usando sapatos de proteção e de bico duro – como os usados num canteiro de obras – durante as atividades de risco para essa condição.
3. Unha negra devido a infeção fúngica
Infeções fúngicas, como pé de atleta, podem espalhar-se para as unhas dos pés, dando-lhes uma tonalidade amarela, azul, verde, marrom, roxa ou preta.
O que pode fazer: se acha que tem uma infeção fúngica, consulte um profissional entendido – ele pode cortar parte da sua unha e analisá-la para confirmar o diagnóstico. As opções do tratamento variam, dependendo da gravidade da infeção. Os casos leves costumam ser tratados com medicamentos tópicos (como uma pomada), enquanto os fungos teimosos são combatidos com medicamentos orais (pílulas ou uma bebida) ou mesmo com tratamento a laser.
Existem várias maneiras de tentar prevenir uma infeção fúngica na unha do pé. Apare as unhas regularmente, escolha sapatos e meias bem ajustados e respiráveis, não ande descalço em áreas públicas como balneários e piscinas. Não use sapatos, meias, corta-unhas de outra pessoa.
4. Unha negra devido a cancro da pele
O melanoma subungueal – a forma mais grave de cancro da pele – pode crescer sob a unha na lâmina ungueal e causar descoloração da pele. Geralmente, ela desenvolve-se lentamente e sem dor, portanto, a intervenção é geralmente tardia.
O alarme deve tocar se a descoloração se estender para além da própria unha. Se pode descartar outras causas, como sapatos muito pequenos ou um objeto que caiu, e a sua unha e à volta dela, estão mudando lentamente de cor, então deve consultar o seu médico.
Se costuma visitar regularmente um pedicure e é um ávido utilizador de vernizes, verifique os dedos dos pés cuidadosamente entre as trocas de verniz. Dessa forma, pode identificar quaisquer alterações. O ideal todos fazerem um check-up anual da pele, pelo médico ou dermatologista.
O que pode fazer: Essa forma de melanoma é extremamente rara e, como outras formas de cancro da pele, pode ser fatal. Se detetado precocemente, é tratável. A cirurgia é a única opção de tratamento para o melanoma subungueal, em que o cirurgião remove toda a unha. Como o melanoma subungueal não é causado pelo sol, pode ser mais difícil de prevenir do que outros tipos de cancro, que podem ser prevenidos ficando longe do sol e usando filtro solar de alta proteção, se necessário. No entanto, pode ajudar a manter os pés geralmente limpos e em boas condições.
5. Unha negra devido à cor da pele
Ocasionalmente, o escurecimento do leito ungueal é apenas uma questão de tons de pele. Isso é mais comum em pessoas com pele colorida. Na pele sob as unhas dos pés, assim como na pele de outras áreas do corpo, a pigmentação pode mudar com o tempo.
Muitas vezes, esse tipo de descoloração é simétrico e pode ser visto em vários dedos dos pés. Por exemplo, os dedinhos dos pés podem desenvolver descoloração do mesmo tamanho e formato. Outro sinal revelador: cores semelhantes sob as unhas. Essas coisas podem ajudar a distinguir as unhas negras benignas das mais malignas, envolvendo geralmente apenas uma unha. Ainda assim, é recomendável que verifique qualquer mudança de cor nova e usual com o seu podólogo ou dermatologista para ter certeza de que nada está errado.