“Esta é a época do ano em que ocorre a reflexão sobre os 12 meses que acabaram de acontecer e há uma grande expectativa sobre o que está para vir, então eu gostaria de encerrar o capítulo sobre 2020 – acho que todos podemos concordar, um ano de turbulência de muitas maneiras diferentes – e olhar para 2021 fazendo exatamente isso.
Do ponto de vista humano, 2020 foi o ano em que o atletismo europeu perdeu duas personalidades muito queridas.
Em Junho, após uma batalha tipicamente corajosa, depois de um derrame alguns meses antes, perdemos o nosso líder Viking Svein Arne Hansen, apenas no seu segundo mandato como Presidente da Associação Europeia de Atletismo, após a reeleição em 2019.
No final de Novembro, e após uma longa batalha contra uma grave doença, também perdemos o sempre sorridente Frank Hensel, um valente do nosso Conselho e da Direção Executiva. Os dois homens dedicaram as suas vidas ao atletismo e fazem muita falta a todos aqueles que estão ligados ao desporto, bem como a seus familiares e amigos.
De uma perspetiva desportiva, o calendário europeu de atletismo em 2020 foi fortemente impactado pelo COVID-19, forçando o adiamento ou cancelamento de muitos eventos, incluindo o nosso Campeonato Europeu de Atletismo que estava programado para o final do verão em Paris.
Na ausência de ação ao vivo, tentámos continuar a envolver os fãs de atletismo minerando os nossos arquivos para que pudéssemos redescobrir e valorizar grandes momentos do passado, assistimos a eventos virtuais engenhosos e divertimo-nos e encantámo-nos com a cobertura da comunicação social sobre o treino de atletas de elite em casa, mas nada supera a competição real.
Estou confiante de que veremos um retorno aos eventos ao vivo em 2021 e fiz disso, a minha principal prioridade para o próximo ano.
Já estamos a trabalhar arduamente com o Comité Organizador Local para garantir que possamos realizar com segurança, o Campeonato Europeu de Atletismo Indoor em Torun, Polónia, de 5 a 7 de Março.
Este será o nosso primeiro grande teste desde que a pandemia envolveu o mundo e eu sei que os atletas europeus estarão ansiosos para regressar ao estágio continental para definirem os seus objetivos nos reprogramados Jogos Olímpicos que agora ocorrerão no final do verão.
Este ano, também assistimos a um calendário completo de outras competições que estão sob a égide do Atletismo Europeu. Apenas para citar alguns, os Campeonatos da Europa de Atletismo Sub 18, 20 e 23 estão agendados para este verão, assim como todas as Ligas dos Campeonatos Europeus de Atletismo, com a Polónia a defender em casa, o título da Super League, no magnífico Estádio Slaski na Silésia, e o Campeonato Europeu de Corta-Mato em Dublin.
Claro, tudo isso depende de como a pandemia do coronavírus evoluir. No entanto, ocorreram alguns importantes eventos desportivos no final de 2020 e que mostraram, por exemplo, que usando protocolos sanitários, trabalhando em estreita colaboração com as autoridades de saúde nacionais e locais, e agora com o lançamento de um extenso programa de vacinação, um regresso aos eventos ao vivo são possíveis.
Qualquer que seja o curso da pandemia em 2021 e, como vimos nos últimos meses, ninguém pode ter a certeza de qual direção, ela tomará, no Atletismo Europeu faremos o nosso melhor para organizar todos os nossos eventos programados para este ano, com os atletas sempre no topo das nossas considerações.
Por falar em atletas, outra grande prioridade em 2021 é a salvaguarda dos atletas europeus e, para esse efeito, já começámos a colaborar com o membro do Conselho Executivo do Comité Olímpico Internacional HRH, Prince Feisal e com o Grupo de Trabalho de Prevenção de Assédio e Abuso no Desporto (PHAS) do COI.
Ao iniciarmos um novo ano cheios de esperança, envio a toda a família do atletismo os meus melhores votos de um 2021 saudável, próspero e bem-sucedido”.
Dobromir Karamarinov
Presidente interino da Associação Europeia de Atletismo