Asafa Powell, antigo recordista mundial dos 100 m, quer terminar a sua carreira em alta, completando 100 marcas abaixo dos 10 segundos e com um pódio nos JO de Tóquio
Asafa Powell tem atualmente 97 provas em que conseguiu baixar dos 10 segundos aos 100 metros e espera atingir uma marca mágica antes de se retirar da alta competição.
“A minha maior meta deste ano, além dos Jogos Olímpicos, é conseguir os meus próximos três sub-10 (s), e quero selar isso. E definitivamente, ir aos Jogos Olímpicos e chegar ao pódio, seria um grande sonho para mim ”, disse Powell.
O ex-aluno da Charlemont High School ainda é o atual detentor do recorde mundial das 100 jardas com 9,09 segundos, estabelecido em 2010. No entanto, nunca conseguiu uma medalha olímpica individual, pela qual tanto anseia.
“Os Jogos Olímpicos foram adiados para este ano por causa da pandemia, mas o objetivo continua o mesmo. É só mais um ano e nós, atletas, sabemos prepararmo-nos ”.
Powell, que comemorou o seu 38º aniversário em Novembro passado, tem um recorde pessoal aos 100 metros de 9,72 s, estabelecido em 2008 e ninguém na história do atletismo – incluindo o seu compatriota Usain Bolt – correu tantas vezes abaixo da barreira dos 10 segundos. Powell tem 97 sub-10, em comparação com os 52 de Bolt.
Até quando pensa o jamaicano correr? “O corpo vai dizer-me, eu simplesmente, vou continuar. Não vou continuar para sempre, mas definitivamente, sou um homem de família agora, então não posso correr e treinar para sempre… Então, depois dos três sub-10s e dos Jogos Olímpicos, vou sentir-me muito mais satisfeito … então, vou considerar se vou ficar mais um ano ou apenas cortá-lo”, concluiu Powell.