O britânico Gary McKee é um homem de grandes causas. Em 2017, ele correu 100 maratonas em 100 dias, obtendo mais de 120 mil libras para a Macmillan Cancer Support.
Agora, a partir de 1 de Fevereiro, ele propõe-se correr uma maratona por dia durante 110 dias, para apoiar a Macmillan e Hospice em Home West Cumbria.
Gary já completou vários desafios nos últimos 18 anos, para angariar fundos para a Macmillan, conseguindo mais de 400.000 libras.
Ele lançou-se nesta causa em memória do seu pai, Victor, que foi diagnosticado com cancro do pulmão em 1997 e morreu em 2003 com uma doença não relacionada.
Gary, de 51 anos, afirmou: “As pessoas dizem que estou louco para fazer isto de novo, mas não seria considerado um desafio se fosse fácil. Já fiz isto antes, já sei o que esperar. Haverá tempos difíceis e pequenas lesões, mas se tu acreditares em ti mesmo, podes conseguir qualquer coisa”.
“Os desafios não são para mim, mas para conseguir dinheiro que fará a diferença na vida das pessoas. Quanto mais dinheiro conseguir, mais pessoas, vamos poder ajudar. Não sou um corredor, sou um angariador de fundos. ”
Gary é até agora, a única pessoa a ser nomeado duas vezes como “Angariador de Fundos do Ano” da Macmillan. Ele dividirá o dinheiro que conseguir angariar no seu próximo desafio, entre a Macmillan e a instituição de caridade local, Hospice at Home West Cumbria.
Ele disse: “O COVID-19 teve um grande impacto nas instituições de caridade devido ao cancelamento de eventos e atividades de angariação de fundos, e eu queria apoiar o Hospice at Home West Cumbria por causa do trabalho fantástico que realiza, fornecendo cuidados paliativos e de fim de vida em toda a área”.
Gary correrá nos seus locais de treino habituais, à volta da sua casa em West Cumbria durante o desafio de 110 dias, com atualizações regulares e fotos postadas no Facebook e Strava.
Ao longo dos anos, os desafios de obtenção de fundos de Gary, incluíram um passeio de bicicleta pelo Brasil, uma escalada ao Kilimanjaro, uma caminhada na Nova Zelândia e uma corrida de Land’s End até John O’Groats.
Depois de em 2017, ter completado 100 maratonas em 100 dias, Gary foi premiado com a Liberdade do Borough of Copeland e teve uma cerveja criada em sua homenagem pela Ennerdale Brewery, chamada Marathon Man.