A Organização do Perche Elite Tour que se vai disputar na cidade francesa de Rouen em 6 de Fevereiro, está a apostar numa prova de elevado nível, com os melhores saltadores à vara da atualidade.
Renaud Lavillenie foi um dos primeiros grandes nomes a ser confirmado para o evento, mas a lista de participantes conta já com as presenças anunciadas do norte-americano bicampeão mundial, Sam Kendricks, e do sueco e recordista mundial, Armand Duplantis.
Duplantis não sofre uma derrota desde que Kendricks o venceu para se sagrar bicampeão mundial em Doha 2019. Em 2020, Duplantis bateu o recorde mundial com 6,18 m e saltou seis metros ou mais em 10 das suas 16 competições.
No mesmo dia que Duplantis bateu pela primeira vez o recorde mundial na sua carreira com 6,17 m na Copernicus Cup em Torun, Kendricks passou quase despercebido ao saltar 6,01 m em Rouen.
Lavillenie falhou a maior parte da época de 2020 devido a lesão, mas o atleta de 34 anos teve agora, um excelente início de época, ao saltar 5,92 m no sábado passado, no meeting de pista coberta disputado em Bordéus. Lavillenie também detém o recorde do meeting de Rouen, com um salto a 6,04 m em 2014 e destacou que um dos seus objetivos para este ano, é regressar à forma normal dos seis metros.
Na competição feminina, a atual campeã mundial de pista coberta, a norte-americana Sandi Morris, defronta a sua rival de longa data, a grega Ekaterini Stefanidi, atual campeã olímpica e bicampeã europeia do salto com vara.
As duas protagonistas já venceram em Rouen ao longo dos anos. Morris venceu em 2017 com um salto a 4,57 m, doze meses antes de Stefanidi vencer com 4,82 m, recorde do meeting.
Também participará a medalha europeia de pista coberta e ao ar livre, a britânica Holly Bradshaw, vencedora deste meeting há um ano com 4,63 m. Devido às regras de segurança sanitária em vigor, o evento deste ano não terá espetadores.