Ras Al Khaimah vai receber alguns dos melhores atletas do mundo na Meia Maratona RAK deste ano, prevista para ser disputada em 19 de Fevereiro.
A última vencedora da prova e atual recordista mundial, a etíope Ababel Yeshaneh vai regressar para defender o título, enquanto o emirado também se prepara para organizar o Campeonato Mundial de Meia Maratona de 2023.
Considerada como a ‘meia maratona mais rápida do mundo’, a meia maratona RAK atraiu um conjunto tentador de atletas, incluindo Brigid Kosgei, vencedora da Maratona de Londres de 2020, que deve, desta vez, desafiar Yeshaneh.
A etíope venceu a Meia Maratona RAK do ano passado com o tempo de 1h04m31s, seguida das quenianas Kosgei (1h04m49s) e Rosemary Wanjiru Monicah (1h05m34s). A prova masculina também deverá ser rápida, com o queniano Kibiwott Kandie a ser o grande favorito. O queniano terminou 2020 com um recorde pessoal de 58m38s na Meia Maratona de Praga, em Setembro.
Ele tinha vencido a RAK em Fevereiro, com o tempo de 58m58s e mais tarde, foi medalha de prata no Campeonato Mundial de Meia Maratona com 58m54s, passando a ser o primeiro homem a correr três vezes abaixo dos 59 minutos, num ano.
Ele será acompanhado pelo jovem sensação de Uganda, Jacob Kiplimo, que conquistou o título mundial da Meia Maratona em Gdynia 2020, à frente de Kandie. Com apenas 20 anos, Kiplimo tinha-se destacado na pista ao correr os 3.000 m em 7.26,64 e os 5.000 m em 12.48,63. Em 2019, o corredor ugandês conquistou a prata no Campeonato Mundial de Corta-Mato disputado em Aarhus, atrás de Joshua Cheptegei.
Faltam menos de duas semanas para os atletas confirmarem as suas inscrições. A Organização está a avisar os atletas para se inscreverem rapidamente. “Devido à pandemia global, limitámos as inscrições para o nosso evento de 2021, com números restritos e protocolos de distanciamento social estritos, para garantir o bem-estar de todos e oferecer um evento seguro Covid-19”, disseram os organizadores.
“Os slots de corrida estão sendo libertados em lotes, com a próxima onda a abrir apenas quando a anterior estiver quase esgotada ou esgotada. O objetivo é ajudar a monitorar e controlar os números, dando ao evento todas as oportunidades de prosseguir na data planeada”, acrescentou o comunicado.
A Meia Maratona RAK de 2021 teve uma série de três treinos virtuais preparatórios para o evento principal, com a terceira e última sessão a ser realizada numa distância de 15 km, em 15 e 16 de Janeiro. Todos os que concluíram as três sessões de treino tiveram acesso a um grande sorteio.