Renaud Lavillenie saltou 6,02 m em Tourcoing no domingo, obtendo a melhor marca mundial do ano que pertencia a Armand Duplantis (6,01 m algumas horas antes).
Renaud Lavillenie estava em boa forma. Autor de saltos a 5,92 m em Bordéus e 5,95 m em Karlsruhe na última 6ª feira, nas suas duas primeiras competições em 2021, o campeão olímpico de 2012 saltou 5,91 m na sua primeira tentativa, antes de pedir 6,02 m, ou seja, um centímetro mais do que Armand Duplantis tinha conseguido algumas horas antes em Dusseldorf.
E Lavillenie, de 34 anos, saltou 6,02 m à primeira tentativa. Depois, o francês mandou colocar a fasquia a 6,20 m, dois centímetros acima do recorde mundial de Duplantis (6,18m).
Lavillenie não teve sucesso mas tinha razões para ficar satisfeito com os 6,02 m, o seu 20º salto a 6 metros ou mais. Curiosamente, o primeiro teve lugar a 21 de Junho de 2009 em Leiria, enquanto o último datou do título mundial de pista coberta a 17 de Março de 2016, em Portland (6,02 m).
No final, Lavillenie disse ao microfone: “Desafiamo-nos uns aos outros, com o Mondo (Duplantis) hoje. Saltei há dois dias, estava cansado. Ainda estamos em Janeiro, temos que dar um tempo, ainda há grandes competições pela frente. Todos nós estamos agora a lutar contra a pandemia. É uma grande hipótese de saltar como atleta profissional e faz bem para a moral de todos. “
Renaud Lavillenie voltará a competir no próximo sábado em Rouen, encontrando então Duplantis e o norte-americano Sam Kendricks.