A atleta Jordan Gray é a atual detentora do recorde norte-americano do decatlo feminino, com 7.921 pontos, numa prova reconhecida pela sua federação nacional (USATF) em 2019. A pontuação obtida foi a terceira mais elevada de sempre.
A jovem de 25 anos, lançou agora o “Let Women Decathlon”, na tentativa de incluir o evento nos JO de Paris 2024, apesar de o Comité Olímpico Internacional (COI) já ter confirmado em Dezembro último, a programação dos Jogos.
A petição de apoio à campanha já obteve mais de 3.100 assinaturas
“Hoje, centenas de decatletas dedicadas em todo o mundo estão a treinar incansavelmente para fazer história nos Jogos Olímpicos de 2024”, diz a descrição da petição.
“Em nome de todas as mulheres decatletas, tudo o que ela quer é ter uma hipótese igual de competir. O decatlo feminino já existe nos mais altos níveis da modalidade, incluindo a USATF e a World Athletics”.
Jordan Gray tem uma pergunta simples para o COI – “Se estamos a ter sucesso nas 10 provas do decatlo, por que não podemos competir nos Jogos Olímpicos?”
A campanha de Gray para Paris, dificilmente terá sucesso pois o programa para Paris 2024 já está confirmado. No entanto, os JO de Los Angeles 2028 podem ser uma meta mais realista.
Ela disse à NBC que esperava que o decatlo feminino tivesse alcançado a inclusão olímpica até então.
“Espero que em 2028, eu tenha 32 anos e esteja a arrasar no decatlo do Campeonato dos Estados Unidos”, disse Gray.
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 terão pela primeira vez, um número igual de homens e mulheres a competir.
O decatlo masculino apareceu pela primeira vez no programa olímpico em Estocolmo,1912. É um dos poucos eventos não disputados por homens e mulheres nos Jogos.
O pentatlo só foi adicionado às mulheres nos JO de Tóquio, em 1964, antes de ser substituído pelo heptatlo em Los Angeles, em 1984.
O programa tem-se mantido desde então, com as mulheres a disputarem os 200 m, 800 m, 100 m barreiras, salto em comprimento, salto em altura, dardo e lançamento do peso no heptatlo.
No decatlo masculino, os atletas competem nessas sete provas e ainda, nos 400 m, salto com vara e disco.