Apenas uma semana após o cancelamento da Maratona Two Oceans, a Ultramaratona de Comrades que liga as cidades sul-africanas de Pietermaritzburg e Durban, também foi vítima da pandemia. A 95ª edição da prova com cerca de 90 km estava marcada para 13 de Junho. Também tinha sido cancelada no ano passado, pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial.
Caso a prova se disputasse este ano, seria também comemorado o seu centenário, dado que a primeira edição se disputou em 24 de Maio de 1921.
Referindo-se à nova variante do vírus atualmente ativa na África do Sul, a Organização da prova afirmou num comunicado: “A iminente terceira onda de Covid-19, amplamente esperada à volta de Abril a Junho, acabou com qualquer esperança (de apresentar a prova) e torna altamente improvável a realização de qualquer evento de massas no futuro próximo.”
No entanto, a Organização vai lançar a comemoração do centenário na segunda-feira, 24 de Maio. A segunda corrida virtual Comrades também será no dia 13 de Junho. Tal no ano passado, quando participaram 43.788 corredores de mais de cem países
, os atletas poderão correr em qualquer local. Os pormenores serão anunciados posteriormente.
A edição de 2019, entre Durban e Pietermaritzburg, teve 16.702 classificados. Os vencedores foram Edward Mothibi e Gerda Steyn, com esta a terminar em 5h58m53s, a primeira mulher a correr abaixo das seis horas. Steyn, que estava inscrita na também suspensa Meia-Maratona RAK, tornou-se a quarta mulher a vencer no mesmo ano, a Two Oceans e a Comrades.