A bicampeã mundial e duas vezes medalhada olímpica no salto em altura, a croata Blanka Vlasic anunciou a sua retirada das pistas aos 37 anos, devido a repetidas lesões nos últimos anos.
“Há anos que tento tratar a minha lesão, na esperança de voltar à pista”, escreveu a croata numa carta aberta. Estes anos foram marcados por “inúmeros tratamentos de reabilitação e deceções” , disse ela.
Blanka Vlasic sofria há muito de lesões no tendão de Aquiles e passou por várias cirurgias. “Sabia que tinha chegado a hora (de me retirar) e estava totalmente à vontade” com esta decisão tomada “com naturalidade” , acrescentou a campeã.
“Respiro o desporto desde que nasci, o salto em altura é uma parte indivisível de mim e sempre será assim”.
Um recorde pessoal de 2,08 m
Vlasic fez a sua estreia internacional nos Jogos Olímpicos de Sydney de 2000, aos 16 anos. Ela foi treinada pelo seu pai Josko Vlasic. Cinco anos depois, ela foi submetida a uma cirurgia da tiroide da qual recuperou com sucesso.
Campeã mundial em 2007 e 2009 e “eleita Atleta do Ano” em 2010, ela nunca foi conseguiu ser campeã olímpica, sendo medalhada de prata nos JO de Pequim em 2008 e de bronze nos JO do Rio de Janeiro em 2016, depois de uma época quase sem competir.
Os seus melhores resultados foram as medalhas de ouro nos Campeonatos do Mundo de 2007 em Osaka e nos de 2009 em Berlim. Também obteve a medalha de ouro no Europeu de Barcelona de 2010.
No entanto, ela garantiu que não se vai afastar do atletismo. “Estarei sempre na modalidade. Com a minha experiência e conhecimento, quero continuar a contribuir de forma permanente e ativa para o futuro desenvolvimento do atletismo mundial e do desporto em geral”.
A croata tem um recorde pessoal de 2,08 m (em Agosto de 2009, em Zagreb), o segundo melhor salto da história, atrás apenas dos 2,09 m da búlgara Stefka Kostadinova, que detém um dos mais antigos recordes mundiais desde o Mundial de Roma em 1987.