Sebastian Coe disse ao Nikkei Asia que está esperançado de que a população japonesa “perceba que existe uma comunidade global que está muito, muito, muito ansiosa para ver os Jogos disputarem-se num país fantástico”.
A Organização do Tóquio 2020, o Comité Olímpico Internacional (COI) e o Comité Paraolímpico Internacional têm insistido que os Jogos se irão realizar, apesar da pandemia e de um declínio no apoio público aos Jogos. Inquéritos recentes sugeriram que a maioria dos japoneses acredita que o evento deve ser novamente adiado ou cancelado.
A Organização tentou mudar a mensagem em torno dos Jogos e aliviar a preocupação no país anfitrião com a publicação de uma série de “playbooks”, um conjunto de regras destinadas a limitar o risco representado pelo vírus COVID-19.
O COI está a trabalhar com a Organização Mundial da Saúde para ajudar os Comités Olímpicos Nacionais a terem acesso às vacinas, embora alguns já tenham dito que os atletas não devem ter prioridade.
“Eu percebo que haverá preocupações entre alguns elementos da população que adorariam ver os Jogos, mas estão claramente preocupados com a saúde e a segurança das suas próprias comunidades e dos seus próprios amigos e familiares”, disse Coe. “Eles devem ter a certeza de que levamos isto muito a sério. Espero que os japoneses, com todo o meu respeito, percebam que existe uma comunidade global que está muito, muito, muito ansiosa para ver os Jogos disputarem-se um país fantástico”.
Coe, que além de presidente da World Athletics, é membro do COI, admitiu que não é realista a hipótese de um novo adiamento, dado o calendário desportivo já estar totalmente preenchido em 2022, que inclui os JO de Inverno em Pequim, os Jogos da Commonwealth em Birmingham e os adiados Campeonatos Mundiais de Atletismo.
Os dirigentes do COI já referiram anteriormente que os JO de Tóquio serão cancelados se não puderem ser realizados este ano. “Acho que todos temos que ser realistas de que um adiamento não é possível”, acrescentou Coe. “Acho que reconhecemos que não será um adiamento, seria um cancelamento e os próximos Jogos seriam em Paris.”
Os JO de Tóquio estão programados para ocorrer entre 23 de Julho a 8 de Agosto, com os Jogos Paralímpicos marcados para 24 de Agosto e 5 de Setembro.