Kane Tanaka fará 118 anos e 129 dias de idade no dia em que está previsto ela transportar a chama olímpica.
No itinerário detalhado anunciado esta semana pela Organização dos Jogos, foi formalmente confirmado que a sua cidade natal fará parte do percurso.
Segundo o seu neto Eiji, “Ela está animada por fazer parte do festival”. Espera-se que Eiji se junte a outros membros da família que vão empurrar a cadeira de rodas de Kane Tanaka durante a estafeta da tocha olímpica.
A bisneta Junka Tanaka disse: “Posso ser tendenciosa porque sou parente dela, mas acho que é incrível”.
Kane Tanaka ainda vai fazer exames médicos e se tiver permissão para participar, baterá o recorde de portador mais velho da tocha que pertence à brasileira Aida Mendes durante a estafeta da tocha nos JO do Rio de Janeiro.
Kane Tanaka, uma das 80.000 centenárias no Japão, nasceu em 2 de Janeiro de 1903 e foi certificada como a cidadã mais velha do mundo pelo Guinness Book of Records.
Quando ela nasceu, o Japão ainda não havia participado dos Jogos Olímpicos e só o fez depois do seu nono aniversário. Ela sobreviveu à epidemia da “gripe espanhola”, às duas guerras mundiais e ao cancro por duas vezes. Casada aos 19 anos, tem quatro filhos, cinco netos e oito bisnetos. Ela continuou a trabalhar na loja de arroz da família até aos 103 anos.